Onde a verdade encontra a democracia.
DESDE 2015

Barretos firma protocolo para estudo com canabidiol em crianças e adolescentes com autismo

 Barretos firma protocolo para estudo com canabidiol em crianças e adolescentes com autismo

Vereador Tiago Alves esteve presente na assinatura que ocorreu na terça-feira (1), véspera do Dia Mundial de Conscientização do Autismo. (Foto: Diego Rodrigues)

A Prefeitura de Barretos deu início a uma nova etapa na busca por alternativas terapêuticas para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Em parceria com a empresa Carbon Farma Ltda, foi firmado um protocolo de intenções para a realização de um estudo observacional sobre o uso do canabidiol (CBD) como agente amenizador dos efeitos do transtorno.

A assinatura do termo aconteceu na noite da última terça-feira (1º), durante solenidade no Teatro Anna Hora Prata, na Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata (Facisb), como parte das ações pelo Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril.

O estudo, voltado a crianças e adolescentes com até 18 anos, será conduzido de forma a avaliar a eficácia e segurança do suplemento. Caso os resultados sejam positivos e validados pelas autoridades competentes, a proposta é que o canabidiol seja disponibilizado de forma consensual pela Rede Municipal de Saúde.

“Esse termo de fomento vai trazer uma segurança e um alívio tanto para o paciente, a criança autista, quanto para sua família. Vamos fazer o melhor pela saúde dos nossos assistidos”, declarou o vice-prefeito Mussa Calil Neto (MDB), presente na cerimônia.

Referência em inovação e saúde pública

Para o vereador Sérgio Tobace (PRD), a iniciativa coloca Barretos como referência nacional. “Ao assumir essa responsabilidade, o município demonstra que é possível oferecer produtos inovadores com todas as garantias de qualidade, eficácia e segurança. É um passo importante que pode inspirar outras cidades”, afirmou.

O diretor executivo da Carbon Farma, Valério Morelli, também destacou a relevância da parceria. “Barretos está se reunindo com parceiros para discutir a validação do uso do canabidiol. Qualquer terapia promissora precisa, antes de tudo, de estudos rigorosos. Essa é a prioridade”, explicou.

Tratamentos complementares e novas propostas

Além do foco no estudo com CBD, o vereador Tiago Alves (União) anunciou o envio de um projeto à Câmara solicitando o retorno da equoterapia — método terapêutico que utiliza o cavalo — ao município. “É um sonho que estamos realizando juntos. Estou muito feliz com as novas possibilidades de tratamento que estão sendo abertas para nossas crianças”, disse.

Durante o evento, os convidados também assistiram a vídeos sobre a abordagem médica integrativa no TEA e a importância de testes clínicos para novos produtos, apresentados pelos doutores Paulo Rosenbaum e Amílcar Tanuri, respectivamente.

Igor Sorente

Relacionado

Ops, você não pode copiar isto!