Encontro sobre sífilis reúne 220 profissionais de saúde e educação
A Secretaria de Saúde de Barretos, através do Programa Municipal de DST/HIV/AIDS, em parceria com o GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica – SP), promoveu quinta-feira (22), no auditório da Faculdade Barretos, o Encontro Regional Sobre Sífilis. O evento contou com a participação de 220 profissionais das áreas de saúde e educação, de Barretos e toda a região.
Estiveram presentes na mesa das autoridades do evento, o secretário de Saúde de Barretos, Alexander Stafy Franco; a diretora do GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica) 19, Carla Penha Andrade; Cecília Marques Reis, coordenadora do Programa Municipal DST/HIV/AIDS – Barretos; Jaqueline Marília Barbosa Silva. diretora de Vigilância em Saúde, que representou o município de Olímpia; e Iara Maria Brito Ramalho Luz, diretora de Vigilância em Saúde de Bebedouro.
Durante a abertura do Encontro foi realizada uma homenagem póstuma, ao profissional de saúde Carlos Roberto de Oliveira, interlocutor do Programa DST/HIV/AIDS que faleceu no dia 20 de junho. Carlos era um dos organizadores do evento, e um grande articulador na saúde do município.
As explanações da capacitação foram conduzidas pelos médicos do Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS-SP, Valdir Monteira Pinto; que abordou o tema Sífilis Congênita; e Roberto José de Carvalho da Silva, palestrou sobre Sífilis Adquirida. A enfermeira Leila Levy, do Grupo de Vigilância Epidemiológica – SP 19, também ministrou palestra apontando os índices da doença da região.