HC inaugura projeto de reabilitação de pacientes através da equoterapia
Pensando em como as novas terapias podem ajudar ainda mais no tratamento dos pacientes com câncer, o Hospital de Câncer de Barretos inaugurou nesta segunda-feira (12) o projeto Bella Vita de reabilitação dos pacientes através da equoterapia.
O contato com os animais pode ajudar no tratamento e na recuperação de diversos pacientes. A equoterapia, por exemplo, é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências e/ou algum tipo de necessidade especial.
A ação é realizada com um cavalo, pois se trata de um animal que imprime um movimento tridimensional com o paciente, ou seja, faz com que ele vá para frente, para trás e de um lado a outro, ajudando nas aquisições motoras para o controle do tronco, possibilitando também o contato com o animal, o que melhora a autoestima e pode até controlar a ansiedade. Para a pediatra da unidade infanto-juvenil da instituição e uma das responsáveis pelo Bella Vita, Ana Carolina Laranjo Ribeiro Alves, um dos objetivos do projeto é olhar para o paciente e não especificamente à doença, visando à melhora na qualidade de vida e a volta das atividades diárias depois do tratamento.