Hospital de Câncer lança campanha coontra câncer de cólon e reto
Pegando carona no movimento conhecido como outubro rosa, que estimula a participação da população no controle e prevenção do câncer de mama, o Hospital de Câncer de Barretos escolhe o mês de março e a cor azul marinho para criar a campanha de prevenção do câncer colorretal. A intenção é que a data seja celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer que acomete o intestino grosso e o reto. Educar, informar e divulgar são os principais pilares dessa ação que coloca o HCB como a única instituição do SUS a criar um projeto pioneiro de rastreamento para esta doença.
Iniciado em julho de 2015, o programa conta com a coordenação da Dra. Denise Guimarães, médica do departamento de endoscopia da prevenção do HCB, e utiliza a pesquisa de sangue oculto nas fezes como balizador da população atendida. Desde então, 3.956 pessoas, entre homens e mulheres, foram rastreadas com o teste, dentre as quais, 413 tiveram o teste positivo. Destes, 25 pacientes foram diagnosticados com câncer.
Para participar do programa, um questionário é aplicado para avaliar se existe indicação do rastreamento. Uma vez indicado, um kit é entregue à pessoa para que ela realize a coleta das fezes e encaminhe ao HCB para ser analisada. Se o resultado for positivo, o participante é encaminhado para colonoscopia, dependendo do resultado são realizadas biópsias e resseções de lesões encontradas durante a colonoscopia.
Segundo a Dra. Denise, a mobilização que ações como esta causam na população são essenciais para mudar a situação atual dessa doença no Brasil que, na maioria das vezes, se manifesta em estágios irreversíveis.