Secretaria de Saúde de Barretos realiza mutirão de catarata “Olhar com carinho”

 Secretaria de Saúde de Barretos realiza mutirão de catarata “Olhar com carinho”
Digiqole Ad

Com o objetivo de zerar a demanda de pacientes, a Secretaria Municipal de Saúde, realizará mais uma etapa do mutirão de cirurgia de catarata “Olhar com carinho” nos próximos dias 24 e 25 de setembro. Ao todo, 300 pacientes serão operados. As cirurgias serão realizadas em frente ao Ambulatório de Referência de Especialidades – ARE 1 “Postão”, praça Nove de Julho, em uma carreta devidamente equipada, com um centro cirúrgico preparado para realizar até três cirurgias simultaneamente. Os atendimentos acontecerão no sábado (24), das 7h00 às 17h00 e no domingo (25), das 7h00 às 13h00

A equipe de oftalmologistas que atuará durante o mutirão será composta por  Afonso Celso das Neves, Fábio Vieira, Fernando Pena e Tais Shimizu, que contará com o apoio de mais 50 profissionais em diversas funções de atendimento.  Todos os pacientes deverão estar com os exames pré-operatórios em dia, e passarão por uma triagem neste sábado, 17 de setembro, no ARE 1.

A enfermidade

A catarata ocorre com a lesão do cristalino, lente situada atrás da íris cuja transparência permite que os raios de luz o atravessem e alcancem a retina para formar a imagem. A perda da transparência dificulta a chegada da luz à retina, diminuindo a visão. Com isso, o paciente começa a sentir a visão embaçada, tendo dificuldades em enxergar. A cirurgia consiste em colocar uma lente, um cristalino artificial, como uma prótese de olho. As lentes são definitivas e não necessitam ser trocadas.

Digiqole Ad

Redação

Relacionado

Deixe um comentário

Ops, você não pode copiar isto!