Vigilância Sanitária desenvolve trabalho especial no período da Festa do Peão
A Vigilância Sanitária desenvolveu programação específica para atuação no período da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, que acontece de 18 a 28 de agosto. Com oito fiscais divididos em duas equipes, sendo que uma atuará no Parque do Peão e a outra na cidade. O trabalho será intensificado nestes dias de festa, visto o aumento que se tem em virtude dos turistas e também do comércio ambulante oriundos de outros municípios.
Durante a fiscalização será verificada a qualidade e procedência dos alimentos e produtos produzidos ou comercializados. As instalações, equipamentos e os manipuladores dos alimentos também passarão pela fiscalização, para se observar as condições de higiene e limpeza são satisfatórias de maneira que não cause riscos à saúde pública, garantindo a segurança e tranquilidade dos frequentadores.
No Parque do Peão a fiscalização é um pouco diferente: os fiscais além de verificar as condições de higiene e limpeza do local, validade dos produtos, manuseio, também, realizarão o cadastramento dos comércios ali presentes. Na ocasião será distribuída uma cartilha de orientação contendo as normas sanitárias necessárias.
Quando são encontrados produtos ou alimentos fora dos padrões de qualidade, identidade e segurança a venda, é feita a apreensão, inutilização e autuação, conforme a Lei Estadual nº 10.083/98 (Código Sanitário). Marco Rocha, coordenador da Vigilância Sanitária, salienta que a população tem papel importantíssimo no trabalho da equipe.
“A população deve ficar atenta quanto à qualidade e procedência dos produtos e alimentos consumidos neste período e quando perceber qualquer tipo de irregularidade denuncie, através da Ouvidoria do Município pelo telefone 99154-3449.” – explicou.
Rocha citou ainda um fato recente, a qual, através de uma denúncia a equipe da Vigilância Sanitária realizou uma apreensão de ração e alimentos para animais cães e gatos, todos com data de validade vencida. O estabelecimento foi autuado e as rações aproximadamente quase 80 kg foram apreendidas e inutilizadas.