Após 30 anos, UTI da Santa Casa ganha 10 novos leitos
Mesmo antes da inauguração oficial das obras de ampliação, a UTI da Santa Casa de Misericórdia contava na manhã desta segunda-feira (20) com todos os leitos ocupados. Os números comprovam a necessidade e ampliação do serviço, entregue oficialmente em cerimônia que contou com a presença do prefeito Guilherme Ávila (PSDB), do interventor da Santa Casa, Edson Flausino Silva Jr, dos dois interventores anteriores, Eduardo Petrov e Alexander Staf Franco, dos vereadores Claudionor Ricci (PTN) e Carlão do Basquete (PROS), do coordenador da UTI, médico Marcelo Targas, e da equipe de profissionais da Santa Casa, inclusive o diretor clínico do hospital, Lucio Flávio Barbour Fernandes.
A obra, orçada em mais de R$ 900 mil, considerando também os equipamentos, incluiu a reforma completa da Unidade de Terapia Intensiva, com instalação de novos 10 leitos, passando a capacidade total para 20, após mais de 30 anos da instalação na Santa Casa. “Hoje podemos afirmar que temos uma UTI modelo na Santa Casa, pois todos os leitos são individualizados, em boxes de alvenaria e equipados, o que garante a privacidade aos pacientes e o conforto àqueles que estão conscientes, as novas instalações tem grandes janelas de vidro blindado, permitindo que toda a equipe, quanto os pacientes, tenham contato visual com o exterior, isso tudo dá humanização ao tratamento e certamente acelera na recuperação.” – esclareceu o coordenador da UTI, o médico urgentista Marcelo Targas.
O prefeito Guilherme Ávila lembrou em seu discurso o processo de recuperação financeira da Santa Casa, iniciado em agosto de 2013, com a intervenção da Prefeitura no hospital, proposta pelo Ministério Público, falou da dificuldade encontrada, com o hospital estando para “fechar suas portas” e do quanto a influência do deputado federal à época Vaz de Lima (PSDB), hoje deputado estadual, foi importante para conseguir aumentar a contribuição de recursos do Governo do Estado destinados a Santa Casa e, com isso, conseguir auxiliar a saúde financeira da instituição.
“Nosso primeiro passo foi socorrer para que a Santa Casa se mantivesse aberta, acertando os salários atrasados, pagando dívidas históricas, buscando novos recursos. Acredito que só foi possível conseguir isso graças a união de forças e trabalho, contamos com o apoio dos vereadores que trabalham pela Santa Casa de verdade, com o trabalho político do Deputado Vaz de Lima, com a dedicação do secretário de saúde Alex, com a disponibilidade do Du Petrov, e agora com a força do Edson Flausino.” – destacou o prefeito.
“Só essa união conseguiu possibilitar que, além de sair do risco de fechamento, a Santa Casa conseguisse fazer novos investimentos. Foi muito difícil conseguir recursos, mas conseguimos hoje colher os frutos dessa missão tão árdua, com a reforma da Pronto Socorro, com a reforma completa do terceiro andar e agora, com talvez nossa mais importante realização, a reforma completa e ampliação da UTI, deixando-a digna da população que a utiliza gratuitamente, pelo SUS. Um orgulho para toda Barretos.” – enfatizou Guilherme Ávila.