Secretaria de Saúde prorroga vacinação contra gripe no município até o dia 31
O governo de São Paulo anunciou nesta sexta-feira (20) que vai prorrogar a vacinação contra a gripe no estado até o dia 31 de maio. O prazo inicial terminaria nesta sexta. Para a prorrogação do prazo, o governo comprou mais 1 milhão de doses da vacina produzidas pelo Instituto Butantan, que serão distribuídas com outras 900 mil doses residuais previstas pelo cronograma de vacinação.
Segundo o governador Geraldo Alckmin (PSDB), o número de pessoas previstas para serem vacinadas dentro dos grupos de risco é estipulada pelo Ministério da Saúde. Para o Estado de São Paulo, eram 12,8 milhões de pessoas, mas houve um aumento inesperado de doentes crônicos que buscaram os postos de saúde para serem vacinados.
O secretário municipal de saúde, Alexander Stafy Franco, disse que a prioridade para as doses “extras” será para crianças entre seis meses e menores de cinco anos, idosos a partir dos 60 anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias), doentes crônicos, indígenas e população carcerária. O município recebeu 21.854 doses extras.
As vacinas da rede pública são trivalentes e protegem contra os vírus H1N1, H3N2 e o tipo B.
Na rede privada, estão disponíveis também as vacinas quadrivalentes, com cepas para um outro tipo de gripe B, que circula nos Estados Unidos.