Vacinação contra a gripe já atingiu quase 50% do público-alvo

 Vacinação contra a gripe já atingiu quase 50% do público-alvo
Digiqole Ad

O balanço da Secretaria Municipal da Saúde divulgado sexta-feira (6) mostra que 13.206 pessoas já se vacinaram contra a gripe neste ano. O quantitativo representa 45,8% do público-alvo, mais da metade da meta, que é vacinar ao menos 80% das 28.823 de pessoas consideradas de risco para complicações por gripe.

A vacina protege contra os três subtipos do vírus recomendados pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para 2016 (A/H1N1, A/H3N2 e influenza B). A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começou no dia 30 de abril e, em menos de três dias, já apontava uma altíssima cobertura vacinal em todo o país. Nesta campanha, mais uma vez, o Ministério da Saúde cumpre o papel de proteger a população prioritária, segundo Ministério da Saúde.

A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da OMS. Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias. 

Cartão e documento
Para receber a dose, é importante levar o cartão de vacinação e o documento de identificação. As pessoas com doenças crônicas ou com outras condições clínicas especiais também precisam apresentar prescrição médica, especificando o motivo da indicação da vacina. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receberem a dose, sem necessidade de prescrição médica.
A vacina contra a gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou até mesmo óbitos. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

Digiqole Ad

Redação

Relacionado

Deixe um comentário

Ops, você não pode copiar isto!