Barretos promove neste sábado o dia D de vacinação contra a gripe

 Barretos promove neste sábado o dia D de vacinação contra a gripe
Digiqole Ad

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa oficialmente neste sábado (30) com a realização, pelo Ministério da Saúde, do Dia D de mobilização. Devem receber a dose crianças com idade entre 6 meses e 5 anos, gestantes, idosos, mulheres com até 45 dias após o parto, pessoas com doenças crônicas e profissionais de saúde. Povos indígenas, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional também serão imunizados.

A meta do ministério é vacinar pelo menos 80% de um total de 49,8 milhões de pessoas. A escolha dos grupos prioritários, segundo a pasta, segue recomendação da Organização Mundial da Saúde e é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias. “São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias”, informou.

A Secretaria Municipal da Saúde informou que a vacinação é dirigida a uma população estimada em 28.823 mil pessoas. A meta é vacinar pelo menos 80% desse grupo. Em Barretos, todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde estarão vacinando até o dia 20 de maio.

Segundo Vanessa Jodas Nunes, coordenadora da Vigilância Epidemiológica, a vacina utilizada durante a campanha é a trivalente, que imuniza contra os vírus três tipos do vírus influenza (AH1N1, AH3N2 e B ). “A melhor forma de prevenção da gripe ainda é evitar contato com pessoas doentes, além da higienização frequente das mãos e a ventilação dos ambientes”. – orienta.

Digiqole Ad

Redação

Relacionado

Deixe um comentário

Ops, você não pode copiar isto!