AME de Barretos tem quase 100% de aprovação
Uma pesquisa de satisfação realizada pela Secretaria do Estado da Saúde apontou que o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) têm um dos mais altos índices de aprovação dos pacientes.
Único município do Estado a possuir duas unidades – cirúrgico e clínico – eles foram bem avaliados pelos usuários e receberam índices de 99,8% e 99,9%, respectivamente, conforme questionários respondidos pelos pacientes ao longo de 2015 e divulgados este mês pelo governo paulista. A pesquisa avaliou seis quesitos: espaço físico, atendimento da recepção, atendimento da equipe médica e da equipe de enfermagem, atendimento de outros profissionais e ambulatório.
“A participação dos AMEs na estrutura de saúde do município é fundamental e mostra a importância da parceria do governo estadual no bom atendimento à saúde da população. Esta mesma parceria foi fundamental para a recuperação da Santa Casa. Quando o dinheiro público é tratado com responsabilidade, o benefício é das pessoas”. – destaca o prefeito Guilherme Ávila (PSDB).
Para o Secretário Estadual de Saúde, David Uip, a opinião de quem usa o serviço é essencial. \”Além disso, os bons resultados motivam ainda mais os funcionários, e números tão positivos como estes mostram que estamos no caminho certo.\” – frisa.
As unidades
Os AMEs são unidades estaduais de alta resolutividade, com modernos equipamentos, que oferecem consultas com médicos em diferentes especialidades, consultas não-médicas em áreas como fisioterapia e fonoaudiologia, exames de apoio diagnóstico e, em alguns casos, cirurgias em um mesmo local, proporcionando maior rapidez ao diagnóstico e ao tratamento dos pacientes.
O novo modelo começou a ser implantado em 2007 no Estado de São Paulo. Desde 2011 foram implantadas 16 novas unidades. Agora a Secretaria Estadual de Saúde está empenhada na transformação de todas as unidades em \”AMEs Mais\”, com cirurgias de média complexidade e internação no regime de hospital-dia.
O objetivo dos AMEs é proporcionar atendimento de forma próxima e acessível ao cidadão, por meio da prestação de um conjunto de serviços que garantam uma intervenção rápida e eficaz, a fim de promover o diagnóstico precoce, orientar a terapêutica e ampliar a oferta de serviços ambulatoriais especializados, atendendo à necessidade regional nos problemas de saúde que não podem ser plenamente diagnosticados ou orientados na rede básica, pela sua complexidade, mas que não precisam de internação hospitalar ou atendimento urgente.
Os AMEs recebem pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde dos municípios. O agendamento das consultas é feita pelos próprios postos de saúde, mediante sistema informatizado da Secretaria.