Presidente Lula faz balanço otimista de um ano e meio de gestão em pronunciamento à nação

 Presidente Lula faz balanço otimista de um ano e meio de gestão em pronunciamento à nação

Em um pronunciamento à nação na noite deste domingo (28), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) destacou os avanços significativos dos primeiros 18 meses de sua gestão. Com um tom otimista, Lula ressaltou conquistas econômicas, sociais e ambientais, apresentando um cenário de crescimento e recuperação para o Brasil.

“Estavam céticos sobre o crescimento do PIB, projetando apenas 0,8%, mas surpreendemos ao alcançar quase 3% no ano passado. O salário-mínimo voltou a subir acima da inflação, e a inflação está controlada e em declínio. Criamos mais de 2,7 milhões de empregos, atingindo a menor taxa de desemprego em 10 anos. Além disso, isentamos do imposto de renda quem ganha até dois salários mínimos,” destacou o presidente.

Lula enfatizou as conquistas sociais, ressaltando que “24 milhões de brasileiros foram libertados do pesadelo da fome. Reforçamos o SUS, reativamos a Farmácia Popular com novos medicamentos gratuitos, e o Mais Médicos praticamente dobrou. Aumentamos as vagas em creches, ampliamos recursos para universidades e estamos abrindo 100 novos Institutos Federais. Nossa prioridade é a proteção do meio ambiente, com uma redução de 52% no desmatamento da Amazônia.”

O presidente também destacou a reinserção do Brasil no cenário internacional: “Abrimos 163 novos mercados para nossos produtos e recuperamos nosso protagonismo global. Em novembro, vamos sediar a reunião de cúpula do G-20, colocando a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza no centro do debate internacional. No próximo ano, sediamos a reunião dos BRICS e a COP-30 em Belém. Isso é fruto de uma diplomacia ativa e altiva: o mundo voltou a acreditar no Brasil, na nossa capacidade e no nosso compromisso com a democracia.”

Lula concluiu seu discurso com um compromisso firme de continuar trabalhando para construir um país mais justo e próspero para todas as famílias brasileiras, mantendo a responsabilidade fiscal como um pilar central de sua administração.

Redação

Relacionado

Ops, você não pode copiar isto!