Consultor ressalta que candidatos precisam equilibrar critérios políticos e técnicos para garantir eficiência

 Consultor ressalta que candidatos precisam equilibrar critérios políticos e técnicos para garantir eficiência

Ricardo Valadão é especialista em gestão pública.

Ricardo Valadão, especialista em gestão pública, foi o convidado do programa “Café com Prosa” da Rádio Jornal 88.7 FM, onde compartilhou sua inspiradora trajetória de vida e suas percepções sobre a administração pública e o combate à pobreza. Ressaltou a importância de equilibrar critérios políticos e técnicos para garantir eficiência. Ele criticou a prática de nomear pessoas sem a devida formação e treinamento.

“Essa visão é retrógrada e atrasada. O correto é dar capacitação e treinamento, depois ele ingressa, porque essa é uma perda que a gente tem na gestão da eficiência”, afirmou.

Valadão ofereceu conselhos valiosos para futuros candidatos a cargos públicos, enfatizando a necessidade de vocação, uma equipe forte e a importância de ouvir a população. “A dica que eu dou para os novos candidatos que queiram entrar no pleito eleitoral é a vocação que ele tem para isso. Não adianta querer ser um governante e não ter vocação para aquilo, vai dar ruim”, aconselhou.

Combate à pobreza e insegurança alimentar
Abordando o tema do combate à pobreza, Valadão destacou a relação entre pobreza e improdutividade, muitas vezes causada pela insegurança alimentar. “Como é que eu acabo com a pobreza? Em primeiro lugar com a fome do nosso país. Ao mesmo tempo que eu tenho uma pessoa super rica, eu tenho uma pessoa super miserável”, disse. Ele enfatizou a necessidade de garantir o mínimo de alimentação para todos como base para enfrentar a pobreza e a miséria.

Vida dedicada ao conhecimento
Ricardo Valadão tem experiência de mais de 30 anos em empresas de diversos setores, sólida experiência em gestão de compras, licitações, vendas consultivas e empreendedorismo. É especialista em gestão pública, tendo inclusive atuado na Prefeitura de Luiz Antônio (SP). É instrutor profissional do SENAI e consultor técnico da FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Atualmente cursa MBA de gestão de cidades na USP (Universidade de São Paulo).

É autor do livro “Liderança Extraordinária – Autogestão e Gestão de Pessoas com Foco em Resultados” da Editora Avantik.

Igor Sorente

Relacionado

Ops, você não pode copiar isto!