Onde a verdade encontra a democracia.
DESDE 2015

Após moção de repúdio na Câmara, procuradora e secretário municipal recorrem à OAB

 Após moção de repúdio na Câmara, procuradora e secretário municipal recorrem à OAB

A procuradora-geral do Município de Barretos, Cassiane Melo Fernandes, e o secretário de Negócios Jurídicos, Evaristo Anania de Paula, protocolaram representação na 7ª Subseção da OAB Barretos contra a Câmara Municipal, após terem sido alvo de uma moção de repúdio aprovada pelos vereadores.

O Legislativo aprovou o documento após os procuradores emitirem parecer favorável ao veto do projeto de lei nº 208/2025, de autoria do vereador Jhonatas David Lazzarotto Santos, que criou a “Semana da Reforma Protestante” e o “Dia Municipal da Reforma Protestante”.

No parecer jurídico, os representantes do Executivo consideraram a proposta inconstitucional por ferir o princípio do Estado laico, destacando que o próprio movimento histórico da Reforma Protestante teve como base a separação entre Igreja e Estado.

O vereador autor da proposta, porém, apresentou moção de repúdio no dia 16 de outubro, acusando os procuradores de postura ideológica e falta de técnica e ética profissional — alegações refutadas pelos advogados.

Na representação à OAB, Cassiane e Evaristo afirmam que o repúdio “configura tentativa de cercear a liberdade técnica do advogado e a independência profissional garantida pela legislação”. O documento foi acolhido pela entidade e será analisado pelas Comissões de Direitos e Prerrogativas da Ordem.

Com base no parecer jurídico, o prefeito Odair Silva vetou o projeto, mas o veto foi derrubado pela Câmara. A proposta foi então promulgada pelo presidente do Legislativo, Luis Paulo Vieira, e transformada na Lei nº 7.247, de 21 de outubro de 2025, que institui oficialmente as datas comemorativas da Reforma Protestante no calendário municipal.

Redação

Relacionado

Ops, você não pode copiar isto!