Onde a verdade encontra a democracia.
DESDE 2015

Câmara aprova pedido sobre conduta ética de agentes públicos em redes sociais

 Câmara aprova pedido sobre conduta ética de agentes públicos em redes sociais

Na sessão ordinária da última segunda-feira (15), os vereadores de Barretos aprovaram um requerimento apresentado pelos parlamentares Adilson Ventura de Mello (MDB), e Luiz Carlos Anastácio, o Paçoca (SD). O pedido solicita que o prefeito encaminhe informações sobre a possibilidade de envio à Casa de Leis de um projeto tratando da conduta ética de agentes públicos no uso de redes sociais.

O documento propõe que servidores e autoridades municipais sejam impedidos de compartilhar ou endossar conteúdos inverídicos — as chamadas fake news — ou informações que possam comprometer a moralidade administrativa e a imagem da administração pública. O texto anexo ao requerimento estabelece, inclusive, penalidades que vão desde advertência escrita até demissão, além de multa revertida ao Fundo Municipal de Educação.

Segundo a justificativa apresentada, a iniciativa busca fortalecer a transparência e a credibilidade do serviço público municipal. “A disseminação de notícias falsas tornou-se um dos grandes desafios da sociedade contemporânea. Quando parte de agentes públicos, o dano é ainda maior, pois se utiliza da credibilidade do cargo para validar inverdades”, apontam os autores.

Entre os pontos destacados está também a previsão de campanhas educativas semestrais, a cargo da Secretaria Municipal de Comunicação, para orientar servidores sobre o uso responsável das redes sociais e sobre como identificar conteúdos falsos.

Igor Sorente

Relacionado

Ops, você não pode copiar isto!