Onde a verdade encontra a democracia.
DESDE 2015

Vereador cobra da Prefeitura informações sobre execução do Plano Diretor de Inovação e Cidade Inteligente em Barretos

 Vereador cobra da Prefeitura informações sobre execução do Plano Diretor de Inovação e Cidade Inteligente em Barretos

A Câmara Municipal de Barretos recebeu, nesta semana, um requerimento oficial direcionado ao prefeito, solicitando informações detalhadas sobre a implementação do Plano Diretor de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável para Cidade Inteligente. O pedido foi apresentado com base nos dispositivos da Lei Orgânica do Município e tem como objetivo esclarecer o andamento das ações e projetos relacionados à política pública instituída por lei complementar.

O autor do requerimento, vereador Ricardo Batista da Rocha, o “Bodinho”(PP), solicita que a Prefeitura informe, entre outros pontos, quais ações já estão em andamento com base no Plano Diretor, quais parcerias estão sendo firmadas com instituições como o Instituto Federal, Sebrae, IRCAD e HARENA Inovação, e quais benefícios concretos estão previstos para áreas como saúde, educação, mobilidade e meio ambiente.

Além disso, o parlamentar questiona quais medidas vêm sendo tomadas para estimular startups e o ecossistema local de inovação, bem como quais novos empreendimentos e investimentos estão sendo prospectados para Barretos por meio dessas políticas.

A proposta do Plano Diretor, aprovada em 2023, visa transformar Barretos em uma referência regional em cidade inteligente, promovendo a aplicação de tecnologia em serviços públicos, sustentabilidade urbana e desenvolvimento econômico com base em inovação.

O vereador também quer saber como está sendo realizada a revisão periódica do Plano, conforme prevê a legislação, e como estão sendo incluídos no processo os setores da sociedade civil, setor produtivo e comunidade acadêmica.

“A transparência e o acompanhamento das políticas públicas são essenciais para garantir a efetividade do Plano Diretor, estimular a participação social e potencializar a atração de novos investimentos, startups e empreendimentos inovadores para Barretos”, justifica o documento.

A cobrança por informações ocorre em um momento em que cidades de médio porte em todo o país têm intensificado ações para modernizar seus sistemas de gestão pública por meio de tecnologia e parcerias com o setor privado e instituições de pesquisa. Segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, os municípios que desenvolvem políticas de cidade inteligente tendem a melhorar indicadores sociais e econômicos de forma sustentável.

Igor Sorente

Relacionado

Ops, você não pode copiar isto!