Silêncio na sinfonia: Orquestra de Barretos enfrenta crise que pode levar ao desmonte
Vereador propõe retomada do projeto de equoterapia em Barretos
Durante a sessão ordinária da última segunda-feira (24), na Câmara Municipal de Barretos, foi apresentado o Requerimento nº 574/2025, de autoria do vereador Dr. Chafei Amsei (MDB), solicitando ao Executivo informações sobre a possibilidade de retomada do projeto de equoterapia no município.
O documento foi encaminhado à Mesa Diretora da Câmara e foi aprovado pelo plenário, pede esclarecimentos sobre três pontos principais: se há viabilidade para a reativação do projeto, caso afirmativo, qual seria o prazo previsto; e, em caso negativo, quais seriam os impedimentos atuais para a sua execução.
LEIA TAMBÉM:
- Câmara de Barretos promove Sessão Solene em homenagem à Semana de Conscientização da Síndrome de Down
- Nova Lei altera regras urbanísticas para o Distrito Industrial II e Vida Nova em Barretos
- Flexibilizar o tombamento? Proposta levanta alerta sobre o futuro do patrimônio histórico de Barretos
A equoterapia é uma prática terapêutica que utiliza o cavalo em abordagens multidisciplinares nas áreas da saúde, educação e equitação, voltada especialmente para pessoas com deficiências físicas ou distúrbios do desenvolvimento e comportamento. O método é amplamente utilizado em diversos centros especializados no Brasil e no exterior como coadjuvante em tratamentos de reabilitação.
Segundo o vereador, o retorno da equoterapia em Barretos beneficiaria desde crianças a partir de um ano e meio de idade até adultos, contribuindo para ganhos motores, cognitivos e emocionais. “Além de fortalecer músculos e estimular o equilíbrio, o contato com o cavalo pode proporcionar sensação de liberdade a pessoas com mobilidade reduzida, mesmo que por algumas horas”, justifica o parlamentar no requerimento.