Onde a verdade encontra a democracia.
DESDE 2015

Pastor jubilado Ermírio José dos Santos recebe Título de Cidadão Honorário em Barretos

 Pastor jubilado Ermírio José dos Santos recebe Título de Cidadão Honorário em Barretos

Homenageado tem 99 anos e colaborou para o fortalecimento da Assembleia de Deus – Ministério Belém de Barretos.

Em sessão solene realizada na noite de quinta-feira (20), a Câmara Municipal de Barretos concedeu o Título de Cidadão Honorário ao pastor evangélico jubilado Ermírio José dos Santos. A homenagem foi proposta pelo vereador Jonathas Lazzarotto (PSD), por meio do Projeto de Decreto Legislativo nº 02/2025, aprovado por unanimidade pelos parlamentares.

A solenidade contou com a presença de autoridades municipais, o presidente da Assembleia de Deus em Barretos, pastor Natanael Santos, o 2º vice-presidente da mesma igreja, pastor Eryk Lima, o 1º vice-presidente da Assembleia de Deus em Araraquara, pastor Anasiel Pedrosa, e o dirigente da Congregação de Jaborandi, pastor José Roberto.

Também marcaram presença na cerimônia o prefeito Odair Silva (REP), o secretário municipal de Governo e Gestão Estratégica, Elodir José de Andrade “Juca”; o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Marcelo Jamal Pereira; além de assessores parlamentares e convidados da comunidade local.

Durante a solenidade, depoimentos em vídeo foram exibidos em um telão, com mensagens de filhos, lideranças nacionais da Assembleia de Deus e da deputada estadual Marta Costa (PSD), que não puderam comparecer. Os vereadores Marcos Mariano (UNIÃO) e Itamar Alves (PSD) justificaram suas ausências por meio de cumprimentos presenciais e nota oficial, respectivamente.

A cerimônia também contou com momentos devocionais, como a oração conduzida pelo pastor Edson Costa e a apresentação da orquestra da Assembleia de Deus, sob regência do maestro Eliesér.

A trajetória do homenageado

Com 99 anos de idade, Ermírio José dos Santos nasceu em Gravatá (PE). Filho de João José dos Santos e Julia Maria dos Santos, iniciou sua jornada na fé aos 14 anos e, desde então, dedicou-se integralmente à evangelização e ao ministério pastoral.

Aos 20 anos, casou-se com Maria Alves dos Santos, com quem compartilhou 78 anos de união. O casal teve 20 filhos, dos quais 14 sobreviveram. Atualmente, nove permanecem vivos. A descendência do pastor inclui ainda 38 netos, 55 bisnetos e oito tataranetos.

Sua trajetória missionária passou por diversas cidades brasileiras, incluindo Caruaru (PE), Feira de Santana (BA), Belo Horizonte (MG), Presidente Epitácio (SP), Indaiatuba (SP), São Carlos (SP), além de regiões nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Foi em Belo Horizonte que Ermírio foi consagrado ao ministério pastoral pelo missionário sueco Algot Svenson. Em 1981, mudou-se para Barretos, onde teve participação ativa na formação de líderes e no crescimento da Assembleia de Deus na região.

Atualmente, pastor Ermírio vive em Indaiatuba (SP) e congrega na Assembleia de Deus em Campinas (SP), sob a liderança do pastor Paulo Freire da Costa. Prestes a completar 100 anos em setembro de 2025, o líder religioso deixa um legado reconhecido pela comunidade barretense por meio da mais alta honraria concedida pelo Poder Legislativo local.

Igor Sorente

Relacionado

Ops, você não pode copiar isto!