Fundador de Os Independentes levará nome de escola municipal

 Fundador de Os Independentes levará nome de escola municipal
Digiqole Ad

Conhecido como prefeito do Parque do Peão, José Sebastião Domingos terá seu nome afixado em uma escola municipal no bairro Vida Nova. A homenagem foi proposta pelo vereador Raphael Dutra (PSD) e aprovada na sessão ordinária de 7 de dezembro da Câmara Municipal. “Para mim um mentor  e conselheiro. Foi na associação um grande líder.” – disse Dutra.

Nascido em 1928, de personalidade forte, Zequinha foi administrador. Sempre acreditou na região, terra fértil, produtiva com grande potencial de desenvolvimento econômico e progresso na agricultura e pecuária. Mudou-se para Barretos em 1945 onde estudou no Colégio Soares de Oliveira. Em 1954 foi eleito vereador de Frutal e depois prefeito.

Na década de 1950 juntamente com outros 20 jovens solteiros e independentes financeiramente fundaram o Clube Os Independentes. A finalidade do grupo deveria ser efetuar uma festa com tradições sertanejas e arrecadar recurso financeiro para entidades assistenciais. Os festejos deveriam acontecer nas comemorações do aniversário de Barretos.

Em 1958 Zequinha assumiu a presidência do Clube Os Independentes e, posteriormente, assumiu por três vezes consecutivas na década de 1970, quebrando um “tabu” de que o presidente só ficava duas vezes seguidas no cargo. Nesses anos em que foi presidente, teve o papel importante nas negociações que deram origem à aquisição definitiva da área onde seria edificado o tão sonhado Parque do Peão.

Em 1968 casou-se com a professora Abigail Domingos Machado no qual tiveram três filhos.

Zequinha juntamente com seu irmão Octacílio Sebastião Domingos, montou uma indústria de chapéus de todos os modelos para a época da década de 1960. Na busca de novos horizontes comerciais, buscou importar do Panamá a matéria prima para confeccionar chapéus panamá ao público diferenciado.

Participou ativamente da vida barretense, fez parte do quadro da Loja Maçônica Fraternidade Paulista, onde ocupou vários cargos. Foi homenageado em 1977, Gente Que É Notícia, é considerado os 10 mais da cidade na Comemoração dos 150 anos de emancipação política de Barretos. Recebeu comenda Chico Barreto, em homenagem concedida pela  Câmara Municipal de Barretos. 

José Sebastião Domingos faleceu em 25 de outubro de 2014. 

Digiqole Ad

Redação

Relacionado

Deixe um comentário

Ops, você não pode copiar isto!