Discussões acaloradas sobre aumento de subsídios mobilizam vereadores em Barretos
Ex-ministro da previdência faz palestra em Barretos nesta quinta
O ex-ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, participa nesta quinta-feira (28) às 19h00 no auditório do IFSP (Instituto Federal São Paulo) no bairro Christiano Carvalho de palestra com o tema “reforma da previdência” com entrada livre.
Gabas concorda com a necessidade de atualização das regras da Previdência Social, mas critica a proposta do governo Michel Temer na forma e no conteúdo. “Na forma, porque mandam um pacote de maldades sem discutir com a sociedade.” – afirma, referindo-se à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287, encaminhada ao Congresso, onde já teve parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça.
E no conteúdo porque não existe um “descontrole” de despesa. “O que há é uma queda brutal de arrecadação. Você não pode, por um problema de arrecadação, tirar direitos.” – destaca. Gabas observa que a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional divulgou ano passado um relatório destacando R$ 1,8 trilhão em dívidas a serem cobradas. “Mais de dois terços do conjunto de benefícios, cerca de 34 milhões, é de um salário mínimo.” – observa. Assim, o governo elabora medidas que, na visão de Gabas, contempla o ponto de vista econômico, com matriz na Fazenda (que, conta, sempre pressionou por reformas), prejudicando trabalhadores de menor renda.
Para ele, por meio do diálogo, sem imposição ou “toque de caixa”, era possível encontrar alternativas de financiamento, preservando direitos. “Para mim esse projeto deveria ser retirado, e discutido amplamente com a sociedade e não ser aprovado no atropelo. Corremos o risco de uma convulsão social se esse absurdo passar”. – frisa o ex-ministro.