Raphael Dutra cobra Plano Municipal de Mobilidade Urbana

 Raphael Dutra cobra Plano Municipal de Mobilidade Urbana

O vereador Raphael Dutra (PSDB) cobrou o prefeito Guilherme Ávila sobre a elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana, com o objetivo de melhorar a acessibilidade e a mobilidade das pessoas e cargas no município e integrar os diferentes modos de transporte. A data limite para elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana, em todos os municípios brasileiros, é até abril de 2018.

Segundo Dutra, o plano representa uma oportunidade para pensar em uma nova forma de se viver nas cidades, com mais qualidade de vida, menos emissões de gases poluentes e mais justiça social. “O que essa lei fala é que agora a prioridade deve ser dada a veículos não motorizados, a calçadas, ciclovias, ao transporte público e à integração do automóvel a um sistema de mobilidade sustentável”, explicou. 

A lei exige que os municípios que tenham entre 100 mil e 250 mil habitantes, caso de Barretos, elaborem planos de mobilidade urbana que devem ser integrados aos planos diretores. As cidades que não cumprirem essa determinação podem ter os repasses federais, destinados a políticas de mobilidade urbana, suspensos.

“Um plano de mobilidade é você planejar para o momento atual, direcionando para uma função melhor no futuro. Você tem que direcionar fluxos. Na hora em que você faz um plano de mobilidade, você integra a cidade com a circulação das pessoas”, justificou Dutra.

Redação

Relacionado

Deixe um comentário

Ops, você não pode copiar isto!