Barretos tem saldo positivo de emprego em fevereiro

Digiqole Ad

Barretos gerou 603 empregos formais em fevereiro de 2016 e atingiu um saldo positivo no ano de mais 576 postos de trabalho. Os números fazem parte do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho. No mesmo mês, o Brasil fechou 104.582 vagas com carteira assinada, o pior resultado para fevereiro em 25 anos. Foi o décimo primeiro mês seguido de queda no emprego nacionalmente, já que em janeiro havia sido registrada uma redução de 99.694 postos. No acumulado dos 12 meses até fevereiro, são 1,71 milhão de postos de trabalho a menos no Brasil.

O resultado positivo na geração de empregos em Barretos foi obtido principalmente pelas contratações na administração pública, com o preenchimento de 538 postos, seguido pela indústria (69 postos) e serviços (41 postos). Já o comércio na cidade registrou uma queda de 63 postos.

“Barretos começou o ano gerando empregos, na direção contrária dos resultados nacionais. Enquanto o país fechou milhares de postos de trabalho, foram contratados mais 603 trabalhadores no município somente no mês de fevereiro. Isto é resultado também de uma gestão séria e determinada, que apesar da crise nacional gera confiança dos empresários no município”, destacou o prefeito Guilherme Ávila.

Segundo o prefeito, a administração municipal também contribuiu com o resultado através da contratação temporária de celetistas na educação e da manutenção no ritmo de obras. Outro fator que vem contribuindo para a empregabilidade dos trabalhadores barretenses é a grande realização de cursos profissionalizantes e de qualificação. Foram 1.150 vagas em cursos entre 2013 e 2015, principalmente através de parcerias com o governo do Estado, como o Via Rápida Emprego.

“Pela primeira vez, Barretos está recebendo, ao mesmo tempo, três carretas do programa Via Rápida, dentro da Maratona da Qualificação. Somente 50 cidades em todo o Estado foram selecionadas para receber esta estrutura, que vai criar novas oportunidades para os trabalhadores barretenses e favorecer também o desenvolvimento municipal”, informou Ávila.

As carretas estão estacionadas na Praça Francisco Barreto, na Praça 9 de Julho e no Centro Paula Souza, realizando cursos de mecânico de motos, ajudante de cozinha e hidráulica – pneumática, somando 180 vagas.

Digiqole Ad

Redação

Relacionado

Deixe um comentário

Ops, você não pode copiar isto!