Buracos no asfalto persistem como desafio crônico em Barretos
Filho do “rei do gado” empossou dois presidentes
FILHO DO REI DO GADO EMPOSSOU 2 PRESIDENTES
O advogado Auro Soares de Moura Andrade, filho do “rei do gado” Antônio Joaquim de Moura Andrade, nasceu em Barretos no dia 19 de setembro de 1915. Faleceu de ataque cardíaco em 29 de maio de 1982. Na época, ocupava a presidência do BADESP (Banco de Desenvolvimento do Estado de São Paulo). Foi nomeado para a instituição em fevereiro de 1980 pelo governador Paulo Maluf. O barretense participou da revolução de 1932 e foi deputado na Constituinte Paulista de 1946 e 1947. Deputado estadual de 1947 a 1950 pela UDN. Deputado federal de 1951 a 1954. Filiou-se ao PSD e no período de 1955 a 1971 foi senador por dois mandatos. Foi presidente do Senado de 1961 a 1967. Em duas ocasiões, declarou vaga a Presidência da República. Empossou os presidentes João Goulart em 1961 e Castelo Branco em 1964. Participou da “Marcha da família com Deus pela liberdade”. Em 1968, foi nomeado embaixador do Brasil em Madri (Espanha). Em 1970, não conseguiu vaga para disputar o Senado pela Arena.
PREFEITURA PROMOVERÁ CONCURSO PÚBLICO
A Prefeitura de Barretos vai promover concurso público para o preenchimento de 700 vagas, segundo o prefeito Guilherme Ávila (PSDB). A Vunesp deve ser a responsável pela prova prevista para o segundo semestre de 2017.
VEM AÍ UMA NOVA TAXA DE COLETA DE LIXO
A Prefeitura pretende repassar para a população a taxa de coleta de lixo que já existia na gestão do prefeito Uebe Rezeck (PMDB) e foi incorporado no IPTU no mandato Emanoel Carvalho. A taxa de coleta por residência ficaria em torno de R$ 35 mensais. O projeto deve ser apreciado pelo Legislativo ainda neste ano.
O LOCAL É UMA MERDA
“Que merda de local”, afirmou o vereador Raphael Dutra (PSDB) ao convidar os parlamentares barretenses para visitar o Parque Enéas Carneiro. Contou que lá não tem banco, lixeira, academia, vazamento de esgoto, águas empoçadas. O espaço não é adequado, mas é muito utilizado pela população.
LATRINA SOLITÁRIA
Segundo o vereador Kapetinha (PTB) o banheiro da rodoviária de Barretos tem apenas um vaso sanitário funcionando. A torneira da pia também está vazando, revelou.
A BARGANHA DAS REFORMAS
A única coisa boa que está acontecendo no país são as reformas, segundo opinião do ex-prefeito Uebe Rezeck (PMDB). Ele atribui aos sindicatos a confusão formada em torno do assunto que querem trocar a aprovação das reformas com a contribuição obrigatória. “Tudo é barganha, negociação”, frisou.
CONJUNTURA POLÍTICA EM DEBATE
O Comitê Barretos Contra as Reformas programou para esta sexta-feira (30), às 19h00, um debate sobre a conjuntura política do país. O encontro está marcado para a sede da Delegacia Regional do SINSPREV, na Avenida 13, entre as ruas 22 e 24.
MEIAS VERDADES E MENTIRAS INTEIRAS
“Muitas vezes uma meia verdade machuca mais que uma mentira inteira”, filosofou o vereador Aparecido Cipriano (PP) ao analisar o Legislativo barretense.
ÂNIMOS EXALTADOS, DEBATES ACALORADOS
“Os ânimos estão exaltados”, comentou o presidente da Câmara, Leandro Anastácio (SD) na tentativa de controlar um bate-boca entre os vereadores Carlão do Basquete (PROS) e Otávio Garcia (DEM). Ele ameaçou até suspender a sessão por causa do debate acalorado.
KAPETA COMPARA PREFEITO A COLLOR
O vereador Kapetinha (PTB) apelidou o prefeito de Barretos de Fernando Collor Guilherme de Ávila, numa referência ao ex-presidente da República.
POR ENQUANTO NÃO
Para Otávio Garcia (DEM) ser vereador em Barretos é fácil. Em sua opinião, difícil é ser vereador em Ribeirão Preto. “Lá prende vereador, lá faz tudo”, comentou. “Aqui, ainda não!”, completou, provocando risos.
DE ESPERANÇA EM ESPERANÇA
A vereadora Paula Lemos (PSB) afirmou que tem esperança na população que não se cala diante das injustiças e na Defensoria Pública.
O BISPO, A PASTORAL E OS VEREADORES
Confirmada para esta sexta-feira (30), às 20h00, na Cúria Diocesana, no bairro Jockey Club, reunião do bispo Dom Milton Kenan Junior e a Pastoral Fé e Política. Os vereadores de Barretos foram convidados para o encontro.
DICA DE LEITURA
Sugestão de leitura da semana é “O Papa e Mussolini – A conexão secreta entre Pio XI e a ascensão do fascismo na Europa”, de David I. Kertzer, editora Intrínseca. O livro é vencedor do Prêmio Pulitzer de Biografia.