Onde a verdade encontra a democracia.
DESDE 2015

Polícia Civil prende advogado suspeito de aplicar golpe milionário em esquema de leilões de imóveis

 Polícia Civil prende advogado suspeito de aplicar golpe milionário em esquema de leilões de imóveis

Operação da Polícia Civil prendeu advogado suspeito de estelionato em esquema de arrematação de imóveis de leilão em Barretos, SP — Foto: Divulgação/Polícia Civil

A Polícia Civil de São Paulo prendeu, nesta quarta-feira (29), um advogado de 49 anos suspeito de liderar um esquema de estelionato que teria causado prejuízos superiores a R$ 2,5 milhões. A operação foi deflagrada pela Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Barretos e cumpriu mandados de prisão preventiva e busca e apreensão em Santana de Parnaíba e Barretos.

De acordo com as investigações conduzidas pela CPJ, o suspeito, que atuava como advogado, iniciou suas atividades oferecendo cursos online sobre participação em leilões de imóveis. A estratégia visava conquistar a confiança de alunos interessados no tema. Após criar vínculos com o grupo, o investigado passou a oferecer oportunidades de investimento em supostas arrematações de imóveis e até em projetos de mineração de ouro, prometendo retorno financeiro baseado na venda futura dos bens.

Polícia Civil apreendeu notebooks e celulares com advogado de Barretos (SP) suspeito de vender cursos de investimento em arrematação de imóveis de leilão — Foto: Divulgação/Polícia Civil

As vítimas, confiando na credibilidade do profissional e nas empresas que ele administrava, aplicaram valores expressivos nos negócios. No entanto, o advogado alegava posteriormente a falta de “oportunidades vantajosas” e encerrava o contato com os investidores, sem devolver o dinheiro aplicado.

As investigações revelaram que o suspeito chegou a criar diversas empresas registradas em Barretos para dar aparência de legalidade ao esquema. As sedes, entretanto, foram desativadas após o golpe, e o homem fugiu da cidade, mantendo as ofertas dos cursos pela internet.

Com o avanço das diligências e o uso de recursos tecnológicos de rastreamento, os policiais descobriram que o investigado estava escondido em Alphaville, região nobre de Santana de Parnaíba, onde foi preso. No mesmo dia, outro mandado de busca e apreensão foi cumprido em Barretos, tendo como alvo uma mulher de 36 anos que colaborava com as empresas envolvidas.

Segundo a Polícia Civil, o esquema pode ter vitimado dezenas de pessoas em diferentes cidades. As investigações continuam para identificar outras vítimas e eventuais cúmplices do advogado.

Guilherme Aparecido

Relacionado

Ops, você não pode copiar isto!