Proerd forma mais 102 alunos da Rede Municipal de Ensino de Barretos
Festival Nacional do Folclore de Olímpia divulga programação oficial da 60ª edição
Entre os dias 03 e 11 de agosto de 2024, a cultura de todo o Brasil vai se encontrar na Estância Turística de Olímpia (SP), na edição especial de 60 anos do Festival Nacional do Folclore. Repleta de atrações culturais, atividades recreativas, danças, aprendizado, artesanato, música e muito mais, a programação é totalmente gratuita e acaba de ser divulgada pela Comissão Organizadora.
Um dos momentos mais esperados da festa é a Abertura Oficial, na noite de sábado (3), que está sendo preparada pela secretaria de educação, com o grande espetáculo de abertura encenado por mais de 500 integrantes, a maioria deles alunos da rede municipal de ensino, além de artistas e escolas convidadas, dando início aos nove dias de muita alegria, cores e ritmos de todas as regiões brasileiras que se misturam em Olímpia.
No decorrer das manhãs, atividades recreativas proporcionarão às crianças muita cultura e aprendizado, através do resgate das brincadeiras antigas. Este é o intuito da gincana de brincadeiras infantis e confecção de brinquedos, que remetem os alunos ao tempo dos pais e avós, buscando valorizar a importância da tradição em meio ao mundo tecnológico. Corrida do saco, cabo de guerra, bolinha de gude, amarelinha, bito e pião são algumas das brincadeiras propostas.
À tarde, o Minifestival, que atrai cada vez mais escolas visitantes de outras cidades, promove a versão infantil da programação noturna, com as apresentações das escolas municipais e participação de escolas particulares, interpretando danças de todas as regiões brasileiras. A atividade é a culminância de todo o trabalho realizado ao longo do ano letivo nas unidades, plantando a sementinha da preservação da cultura desde a infância e, assim, incentivar as crianças a conhecerem e valorizarem a importância do folclore, do festival e da tradição.
Pelas ruas, os grupos levarão sua cultura para além dos muros do Recinto do Folclore, alegrando o comércio, espaços públicos e atrativos da cidade, fazendo com que todos os cantos de Olímpia respirem cultura. O FEFOL é espaço também para estudo de professores e pesquisadores, com a promoção de seminário e simpósio que ajudam no entendimento do folclore e ajudam a preservar a cultura.
E, quando a noite chega, a viagem pelo Brasil se torna mais emocionante, com do Palco Principal, onde o norte, o sul, o sudeste, nordeste e o centro-oeste se encontram e mostram que diferenças de costumes e tradições são o que fazem o Brasil tão rico e único culturalmente. Ao todo, 60 grupos de 17 estados, das cinco regiões brasileiras, se apresentarão em nove dias de festa, encantando e envolvendo o público.
À noite, o encantamento fica por conta ainda das intervenções culturais em diversos espaços do Recinto, com a Passarela do Folclore, na qual os grupos fazem integração com o público, em toda a festa. Já no Pavilhão Cultural e de Artesanato, os visitantes poderão encontrar diversas lembranças, peças, artes e artesanato. Na Vila Brasil, a Casa do Caipira e as apresentações de violeiros compõem um espaço típico da cultura raiz, com música sertaneja e comida característica do interior. Celebrações religiosas, apresentações nas escolas e em empresas também fazem parte da programação.
Este ano, uma grande novidade da edição de 60 anos é o resgate do Desfile de Encerramento, que volta a ser realizado na Avenida Aurora Forti Neves, com concentração em frente à Câmara Municipal e dispersão na Rua 9 de Julho. Além do trajeto, o enredo e a composição do desfile também trarão lembranças que remetem às edições antigas em homenagem à história do festival.
O Festival do Folclore de Olímpia é uma realização da Prefeitura, por meio da secretaria de Turismo e Cultura, com apoio de projetos de incentivo cultural e parceiros. Com 9 dias de programação variada, a festa é aberta a toda população e visitantes com entrada gratuita, no Recinto do Folclore “Professor José Sant’anna”. De 03 a 11 de agosto de 2024, Olímpia é o solo sagrado do folclore brasileiro.