Buracos no asfalto persistem como desafio crônico em Barretos
Bravíssimo Cultura e Eventos e Diocese de Barretos lançam Escola Paráclito de Música Litúrgica
A Bravíssimo Cultura e Eventos, em parceria com a Diocese de Barretos, lançou no último sábado, dia 13 de julho, a Escola Paraclito de Música Litúrgica. O evento, realizado na tarde de sábado na sede da Bravíssimo, marcou o início de um projeto inovador destinado a aprimorar as práticas musicais nas igrejas da região.
O primeiro encontro contou com a presença de aproximadamente 50 pessoas, entre músicos, cantores, líderes das paróquias, do bispo diocesano Dom Milton Kenan Júnior, e dos padres Thiago Reis – pároco da Paróquia Bom Jesus e coordenador diocesano de pastoral, e do padre Carlos Adriano – administrador da Área Pastoral São José, ambos de Barretos.
A Bravíssimo disponibilizará recursos técnicos, instrumentais e pedagógicos desenvolvidos especialmente para o projeto. O objetivo é melhorar a música litúrgica por meio de cursos, oficinas e assistência técnica às igrejas da Diocese de Barretos.
Segundo o maestro Franco Pièrre, fonoaudiólogo especialista em voz e mestre em tecnologias aplicadas à saúde, que lidera o projeto, as aulas serão semanais, seguindo um cronograma com 11 módulos anuais e serão realizadas visitas técnicas trimestrais a cada igreja. “O programa da Escola Paraclito inclui aulas de estética da música litúrgica, introdução à teoria musical, formação de teclado litúrgico, técnicas para o canto litúrgico e formação de coral diocesano para missas festivas. A assistência técnica com a sonoplastia na missa também faz parte do projeto, visando garantir a qualidade sonora em cada igreja”, explica o maestro.
Além de Franco, o projeto conta com a colaboração do professor Gustavo Manfrim, pianista responsável pela estrutura musical e pela formação dos músicos. Gustavo trará sua expertise para garantir a excelência no ensino e na prática musical dentro das paróquias.
O bispo diocesano, Dom Milton Kenan Júnior, reforçou a relevância do projeto, ressaltando que “a Escola Paraclito é uma continuação do trabalho iniciado pelo Papa Gregório Magno, que organizou a liturgia da Igreja no século VI”, e destacou ainda que Paráclito faz alusão ao Divino Espírito Santo, patrono da diocese, e que por diversas vezes foi nomeado assim por Jesus em passagens bíblicas.
As aulas e oficinas continuarão semanalmente, unindo a comunidade em prol de um objetivo comum: a valorização e aprimoramento da música litúrgica.