Câmara dos Vereadores terá solenidade, exposição e palestras sobre a Consciência Negra no mês de novembro

 Câmara dos Vereadores terá solenidade, exposição e palestras sobre a Consciência Negra no mês de novembro

Paulo Correa é autor do projeto de lei da Consciência Negra/ Imagem: Divulgação

Digiqole Ad

A Câmara de Barretos terá programação especial em celebração ao Dia da Consciência Negra (20 de novembro) durante todo o mês de novembro.

As atividades previstas incluem Sessão Solene, Exposição no Espaço Cultural Dr. Matinas Suzuki, Palestras Educativas e exibições de séries e documentários na grade de programação da TV Câmara Barretos – canal 31.3.

Confira o resumo:

EXPOSIÇÃO “CONSCIÊNCIA NEGRA”

As atividades começam no dia 09 de novembro (quarta-feira), às 19h, com cerimônia de abertura da exposição “Consciência Negra” no Espaço Cultural Dr. Matinas Suzuki, que fica no salão de entrada da Câmara.

A mostra, que acontece em parceria com o COMIR – Conselho Municipal de Igualdade Racial, a COMPPIR – Coordenadoria Municipal de Políticas de Promoção de Igualdade Racial, o Movimento Negro e o Clube Estrela do D’Oriente, são compostas por quadros de artistas barretenses e da região que representam a ancestralidade africana e a força, resistência e inspiração africana, retratando a identificação com a história negra e o conhecimento. 

A artista Fernanda de Araújo Dionízio expõe o quadro “A Justiça Afro”, inspirada na deusa da Justiça Diké, sem a venda nos olhos, para olhar e enxergar as injustiças e corrigi-las. 

Outros trabalhos à mostra são de autoria da família de artistas plásticos Marcelo Zion (pai), Mamadayo Contreras (mãe) e Zion (filho), com telas e esculturas sobre o legado da Cultura Hip Hop inspirados no letramento racial e na filosofia africana, que são a principal inspiração na constituição familiar.

Também estará exposta uma placa de madeira em homenagem ao dia 20 de novembro: Dia da Consciência Negra, esculpida pelo artesão Francisco Haroldo Gomes  da Silva – artisticamente conhecido como “Prinsp escultor de sonhos” ,  homenageia  seu avô Antônio Bernardino (de etinia preta) e sua avó Maria da Cruz (de etinia parda).

Na parte audiovisual da exposição, serão exibidos clipes de eventos realizados pelo Movimento Negro em Barretos e região. Todas as composições têm como tema central as ações culturais que a população negra barretense promove durante todo o ano no município da Estância Turística de Barretos.

A exposição é gratuita e permanecerá aberta ao público durante todo o mês de novembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h (exceto finais de semana e feriados) e nas noites em que ocorrem eventos da Câmara (Sessões Ordinárias, Extraordinárias, Audiências Públicas e Solenidades).

Digiqole Ad

Guilherme Aparecido

Relacionado

Deixe um comentário

Ops, você não pode copiar isto!