Casal de escritores lança livro infanto-juvenil sobre a Semana Moderna de 22

 Casal de escritores lança livro infanto-juvenil sobre a Semana Moderna de 22
Digiqole Ad

Chega ao mercado, pela editora Datum, o livro infanto-juvenil ‘Colorindo a Semana de 22’, que ensina sobre a Semana de Arte Moderna em um misto de informações e atividades divertidas. Os autores são o casal Mayra Correia e Leandro Thomaz, pais de dois meninos de 3 e 7 anos. O projeto conta com a realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
De forma lúdica artistas modernistas, como: Anitta Malfatti, Di Cavalcanti, Lasar Segall, Mário de Andrade, Heitor Villas-Lobos, Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral e Alfredo Volpi (os dois últimos não participaram da Semana de Arte Moderna, mas são importantes para o movimento) são apresentados ao público infantil.
“A ideia do livro surgiu quando percebemos que um de nossos filhos estava familiarizado com artistas e conseguia reproduzir algumas obras do Miró e Mondrian. Ai pensamos que seria legal fazer um livro com artistas brasileiros. E coincidentemente o Proac abriu um edital para obras sobre a semana de arte moderna de 22.” – relata Mayra Correia.
O livro é composto por conjuntos de páginas teóricas e práticas. Em uma página é apresentado uma obra modernista, com análise lúdica de como o artista utilizava técnicas de pintura. Na outra é oferecido uma atividade na qual a criança é incentivada a pintar e desenhar. As tarefas são dirigidas para que o artista mirim aprenda a compor novos cenários, mude os padrões de cores e identifique as particularidades de cada artista.
“Os desenhos e pinturas contribuirão para a experimentação artística, autonomia e desenvolvimento da coordenação motora. As análises das obras originais servirão para a criança compreender o movimento modernista, de forma leve e lúdica.” – explica o autor Leandro Thomaz.
A Semana de Arte Moderna de 1922, realizada no Theatro Municipal de São Paulo, foi um momento histórico em que se buscava construir uma identidade cultural legitimamente brasileira, foi impulsionada pelas comemorações do centenário da independência. Uma das principais características foi o rompimento com o classicismo e exaltação nacionalista. Além de ter sido a semente para o movimento modernista nacional e um dos principais movimentos artísticos de Arte Contemporânea. “O livro traz a oportunidade de crianças terem acesso a todo esse conhecimento.” – finaliza Leandro.

Serviços:
Lançamento do Livro “Colorindo a Semana de 22”
Quando: 1º. Semestre de 2021
Informações: Editora Datum Editora – [email protected]
Compra: https://www.catarse.me/colorindo22
Valor: R$44,00

Mais sobre os autores:
Mayra Correia é enfermeira graduada pela Universidade de São Paulo, com pós-graduação em Obstetrícia pela Pontifícia Universidade Católica de Sorocaba. Junto com Leandro Thomaz escreveu e ilustrou o livro infantil ‘Meu amigo Darwin’.
Leandro Thomaz é geólogo e mestre pela Universidade de São Paulo, doutor em Geoquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tradutor de dois livros do Charles Darwin: Observações geológicas em Ilhas Vulcânicas e Cadeias de Montanhas. É coautor e coilustrador do livro infantil ‘Meu amigo Darwin’.

Digiqole Ad

Redação

Relacionado

Deixe um comentário

Ops, você não pode copiar isto!