Busto histórico está sendo restaurado pela Prefeitura

 Busto histórico está sendo restaurado pela Prefeitura
Digiqole Ad

Um marco da Praça Francisco Barreto até o final da década de 1990, o busto “Marianne, símbolo da república francesa” carrega em si várias histórias, além da história que representa. A peça de arte, que quase virou entulho, está passando por processo de restauração, coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura, pois no final de novembro volta a ocupar um lugar de destaque na principal praça da cidade, a Praça Francisco Barretos, que está sendo reformada e revitalizada.
O trabalho de restauração está sendo feito pelo artista Markus Moisés Rocha Moura. Após mais de 20 anos guardado no Museu Histórico, Artístico e Folclórico Ruy Menezes, graças a interferência, em 1998, da historiadora Elisete Tedesco, que “salvou” a peça de ir para o lixo numa das reformas da praça, o busto “Marianne” será reinstalado no local em que viveu seus dias de glória.
A historiadora barretense Elisete Tedesco conta que o busto foi inaugurado na Praça Francisco Barreto em 7 de setembro de 1922, em homenagem ao Dia da Independência do Brasil, primeiramente bem ao lado da Catedral e ao longo dos anos chegou a mudar de lugar algumas vezes. “O busto foi confundido pelos barretenses da época, em 1922, com a princesa Isabel. Ele foi inaugurado em homenagem ao Dia da Independência do Brasil, 7 de setembro, depois da realização de missa campal no Largo da matriz, onde está localizada a catedral do Divino Espírito Santo, à direita da igreja. Sempre tive muito apreço pelo busto e o sentimento de obrigação em protegê-lo. Fico muito feliz com a restauração.” – conta Tedesco.
Para o secretário municipal de cultura, João Batista Chicalé, a reforma do busto é um investimento necessário, pois, para ele “precisamos nos esforçar para resguardar a história e a cultura de Barretos, por meio de obras históricas e de patrimônios materiais.” – fala.
Segundo o secretário, o pedido do prefeito Guilherme Ávila é de que o busto seja restaurado para ficar idêntico à sua aparência original. Como mostra a imagem feita pelo fotógrafo Cornélio Júnior, em 1994.

Digiqole Ad

Redação

Relacionado

Deixe um comentário

Ops, você não pode copiar isto!