Preservação das nascentes: A chave para garantir água e qualidade de vida em Barretos
Projeto MIS Itinerante leva mostra
O projeto MIS Itinerante, em parceria com o Sisem (Sistema Estadual de Museus), chega ao município de Barretos com mostra fotográfica “Vivendo do mar”, de Durvile Cavalcanti. O programa, que leva as exposições de destaque do MIS, instituição da Secretaria da Cultura do Estado, a diversas cidades de São Paulo, se une ao projeto Nova Fotografia, que anualmente expõe seis mostras inéditas de jovens fotógrafos no Museu, selecionadas pela qualidade e inovação de seus trabalhos.
A mostra retrata a costa brasileira e seus pequenos vilarejos de pescadores, com fotos que trazem o cenário da prática artesanal da pesca, que a cada dia tem se tornado mais rara, por conta da pesca industrial e da degradação ambiental. As imagens mostram, no entanto, que esses pequenos redutos de pescadores ainda guardam aspectos de uma cultura imemorial. Num momento em que as inovações tecnológicas permeiam a vida das pessoas, as fotografias de Durvile parecem fornecer um respiro no tempo. O público poderá conhecer, através das imagens, os hábitos simples das comunidades pesqueiras e toda sua relação com a natureza.
A mostra exibe imagens feitas em praias da região Sudeste e Nordeste como Ilhabela (SP) e Touros e São Miguel do Gostoso (RN), entre 2013 e 2014. Com entrada gratuita, “Vivendo do mar” abre no dia 18 de novembro, às 19h00, no Museu Ruy Menezes, e segue em cartaz até 6 de janeiro de 2017.
O artista
Autodidata como fotógrafo, Durvile Cavalcanti, nascido no Amapá, é arquiteto e designer gráfico, formado pela faculdade Belas Artes de São Paulo. Atua como diretor de arte e já expôs diversos trabalhos de artes plásticas em galerias, tendo conquistado prêmios como da Mostra de Arte no British Council (SP).
Nova fotografia
Criado em 2011, o Nova Fotografia é um projeto anual do Museu da Imagem e do Som que busca criar um espaço permanente para exposição de fotografias de artistas promissores que se distinguem pela qualidade e inovação do seu trabalho. A cada ano, seis séries de imagens são escolhidas por meio de convocatória e expostas no Museu. As inscrições para o programa de 2017 já estão abertas e podem ser efetuadas no site www.mis-sp.org.br.