Falta de campos de futebol é preocupação da Liga, afirma Titão

 Falta de campos de futebol é preocupação da Liga, afirma Titão

Osmir Duarte Peixoto, o “Titão” é presidente da Liga Barretense de Futebol

Digiqole Ad

A falta de campos de futebol disponíveis para sediar os jogos do campeonato de futebol amador no município é uma preocupação da LBF (Liga Barretense de Futebol). O presidente Osmir Duarte Peixoto, o “Titão”, relembra os campos que foram desapropriados e desativados, trazendo à tona a importância de espaços adequados para a prática do esporte na cidade.

Destacou três campos emblemáticos que sofreram desapropriação e agora não estão mais disponíveis para uso pela Liga, sendo eles o antigo campo da Vila Nogueira, onde muitos jogos importantes eram realizados; o do CSU (Centro Social Urbano), onde estão sendo construídas novas instalações para uma escola estadual; e o campo da ADPM (Associação Desportiva da Polícia Militar), embora tenha sido vendido, o campo ainda está sendo utilizado para sediar os jogos deste ano, mas com uma perspectiva sombria para o futuro, pois será construído um condomínio no local, o que inevitavelmente resultará na sua desativação definitiva.

Recentemente inaugurado um campo com grama sintética na Região dos Lagos, Titão conta que ele será utilizado, porém cita problemas. “O campo da Região dos Lagos receberá jogos do campeonato, porém os jogadores e juízes reclamam de um problema do campo, pois ele é feito de grama sintética e ela tem seus prós e contras.” – explica, citando que o material esquenta muito na luz do sol.

Titão participou do programa “Café com prosa” na Rádio Jornal  a convite de Raphael Dutra. O campeonato amador varzeano começa no dia 9 de julho, um pouco mais tarde do que anos anteriores devido a eleição da LBF e também pela assinatura de convênio com a Prefeitura. O mandatário lembrou que os repasses de dinheiro público para a Liga agora só acontecem através de apresentação de projeto, seguindo a lei.

Os desafios
Questionado pelo apresentador Raphael Dutra, Titão falou sobre os desafios enfrentados pela Liga durante a realização dos campeonatos varzeanos em meio à pandemia de COVID-19. Ele revela que algumas pessoas chegaram a entrar na justiça contra a realização dos jogos durante esse período delicado, mas obteve autorização após uma conversa com o promotor responsável.
“Eu conversei com o promotor do caso e definimos pontos para realizarmos os campeonatos, durante a pandemia. Foi necessário adaptar-se às restrições sanitárias e garantir a segurança dos atletas e demais envolvidos nos jogos. A Liga tomou medidas rigorosas para a realização dos campeonatos. Uma das principais exigências foi que todos os atletas dos times participantes apresentassem a carteira de vacinação com as doses contra a COVID-19 em dia.” – destaca.

Futebol feminino
O futebol feminino vem ganhando cada vez mais espaço nos clubes e campeonatos nacionais e internacionais. Titão revelou seu anseio de promover um campeonato de futebol exclusivamente feminino na cidade de Barretos. Durante a entrevista, ele enfatizou que as portas da Liga Barretense de Futebol estão abertas para a criação de um campeonato feminino, seja de futsal ou de campo. “Eu sempre tive vontade de criar um campeonato apenas com times femininos. Uma vez eu tentei idealizar e criar um campeonato, porém faltou times. A Liga está pronta para abraçar essa iniciativa, estamos de portas abertas, desde que tenha times para competir e completar o campeonato.” – aponta.

História na Liga
Titão relata que na trabalhava na Curadoria de Esportes, atualmente chamada Secretaria Municipal de Esportes. “Eu me lembro que o prefeito Uebe Rezeck me convocou até seu gabinete e disse que eu iria ser o presidente da Liga Barretense de Futebol. No primeiro momento eu recusei, porém ele disse que se eu não fosse o presidente, ele iria me tirar do cargo da Curadoria de Esportes, então eu aceitei.” – recorda o mandatário.

Conta que durante esse período se desligou várias vezes, porém quem ocupava a presidência não conseguia dar conta da responsabilidade e voltava para assumir novamente. “E estou até hoje, com mais de 30 anos na Liga.” – finaliza Titão.

Digiqole Ad

Guilherme Aparecido

Relacionado

Deixe um comentário

Ops, você não pode copiar isto!