Onde a verdade encontra a democracia.
DESDE 2015

Projeto aprovado na Câmara Municipal homenageia esportista Zuza

 Projeto aprovado na Câmara Municipal homenageia esportista Zuza

Uma praça localizada no Mais Parque ganhou nomenclatura oficial na noite desta segunda-feira (10) quando a Câmara Municipal aprovou projeto de lei de autoria do vereador Raphael Dutra (PSDB) que homenageia o esportista José Pereira, o “Zuza”.

Localizado na Avenida Belisário Rosa Leite com a Rua José Walter Dal Moro, a praça vai perpetuar a memória de umas das maiores reservas morais do esporte amador barretense. “As pessoas que foram exemplo e fizeram história devem ter seus nomes gravados, consignados em logradouros e praças públicas, para que sirvam de exemplo, de paradigma, de modelo para todas as pessoas.” – destaca Dutra. 

A votação do projeto foi acompanhada pelos filhos do homenageado. Em entrevista para o Jornal de Barretos, a filha Rosa Maria Pereira Borela disse que é “uma gratidão infinita e bem lembrada. A paixão dele era o futebol e vivia o futebol.” 


O homenageado

José Pereira, o “Zuza”, faleceu no dia 2 de julho de 2018 aos 89 anos em Barretos. Fundador da Portuguesa de Desportos, é um grande precursor da várzea barretense que ajudou a fundar e que foi criada em 1956, após a famosa “Tamancuda”, que nasceu bem antes e já disputava jogos amistosos. Na equipe foi jogador, presidente e técnico, tornando-a grande vencedora com 12 títulos conquistados na época de ouro da competição.

Zuza foi ainda diretor de árbitros da Liga Barretense de Futebol e diretor de patrimônio do Barretos Esporte Clube. Atuou também como técnico da Seleção Varzeana e do BEC, numa passagem inusitada e marcante, em 1976. Naquele ano, no início da fase de preparação para o campeonato, o Touro do Vale teria que jogar em Olímpia para pagar um jogo trocado. Todavia, o Tricolor da Paz havia marcado uma partida para o então Estádio Fortaleza com a Votuporanguense no mesmo dia, cujo resultado foi 2 x 2. 

Como tinha que cumprir ambos jogos, Zuza então foi convocado pela diretoria do Barretos e formou na manhã do mesmo dia uma equipe com jogadores varzeanos, incluindo Marinho Carvalho, preparador físico do Touro; com reforços de Wilson (goleiro), João Carlos Bradesco e Hamilton Gianini, do elenco de profissionais do BEC.

No início da tarde o time formado partiu para Olímpia, onde, no Estádio Tereza Breda, enfrentou a equipe local, conseguindo um heroico empate de zero a zero que foi muito comemorado e considerado uma verdadeira façanha. Ali, mais uma vez, Zuza demostrou sua competência, como tantas vezes o fez. 

A vida de Zuza é uma história bonita e emblemática. Amigo, parceiro e paizão, mas também enérgico sem perder a ternura. Homens assim fazem falta sempre, deixam um grande legado e seu ensinamento não vai morrer nunca.

Redação

Relacionado

Deixe um comentário

Ops, você não pode copiar isto!