Clube barretense oferece aulas de xadrez para todas as idades

 Clube barretense oferece aulas de xadrez para todas as idades
Digiqole ad

Uma parceria entre a Prefeitura de Barretos, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, e o Clube de Xadrez “Irmãos Alonso” CXB viabilizou a realização de aulas gratuitas de xadrez para os barretenses.

Os interessados devem procurar os professores Paulo, Darley e Giovane, no Clube, localizado na Avenida 13, nº 912, no Centro. As aulas são ministradas aos sábados e domingos das 14h00 às 18h00. As inscrições podem ser feitas diretamente no Clube.

“Por ser o xadrez uma poderosa ferramenta de desenvolvimento das capacidades intelectivas, emocionais e sociais, o Clube de Xadrez “Irmãos Alonso”, vem buscando cada vez mais parcerias, inclusive com o Poder Público, como essa feita com a Secretaria de Esportes e Lazer, que destinou para o Clube materiais para a prática, bem como o incentivo e o apoio logístico.
Convém destacar também que estamos em conversas com as Secretarias de Cultura e Educação, visando ampliar ainda mais o projeto de xadrez”, disse o professor Giovane Alves Nunes.

Para o Secretário de Esportes, Tony Vieira Carvalho, investir nas mais diversas modalidades esportivas é o intuito da pasta. “Estamos trabalhando para dar condições a todos os esportistas, seja no skate, no basquete, no futebol, e também no xadrez, essa modalidade espetacular que exercita acima de tudo a mente dos atletas”, disse.

Sobre o Clube de Xadrez
Criado em 2018, o Clube de Xadrez de Barretos “Irmãos Alonso” CXB, recebeu esse nome como forma de homenagear os irmãos José Alonso (in memoriam) e Adolfo Alonso, grandes incentivadores da prática do xadrez em nossa cidade há mais 50 anos.

De acordo Giovane, por ser um jogo de estratégia que estimula muito o cérebro do jogador, o xadrez é recomendado para todas as idades. “Existem exemplos de jogadores que iniciaram no xadrez aos 4 anos de idade e outros aos 60 anos, inclusive pessoas com deficiência. Em nosso Clube, temos jogadores de diversas idades, como o Lorenzo Prado de 8 anos que recentemente participou de seu 1º campeonato e ganhou três partidas de seis, conseguindo um resultado expressivo, assim como os demais jogadores”, completou.

Sobre os benefícios do xadrez, Giovane explica que além de exercitar o cérebro promovendo desenvolvimento lógico, concentração e memória, o esporte é uma ferramenta de união das pessoas, com inclusão social, ensinando a lidar com perda e vitória, trabalhando paciência, promovendo confiança e desenvolvendo a capacidade de resolução de problemas.

Digiqole ad

Igor Sorente

Relacionado

Leave a Reply