Com 41 anos de experiência na bola, Viriato Mendes é o novo técnico do Barretos

 Com 41 anos de experiência na bola, Viriato Mendes é o novo técnico do Barretos
Digiqole Ad

Com experiência de sobra, o técnico José Viriato Mendes Neto, 58 anos, é o homem “do mundo do futebol”, escolhido para comandar o Barretos Esporte Clube no Campeonato Paulista da Série A3.

Natural de Bebedouro (SP), Viriato Mendes começou debaixo das traves. Foi goleiro profissional com passagens pelo Santo André, pelo antigo Saad, São José Esporte Clube, Grêmio Esportivo de São José dos Campos e Pirassununguense.

Após pendurar as luvas, aos 31 anos, Viriato iniciou o desafio de preparador de goleiros, em 1993. Mas o desejo principal era virar treinador e se preparou para isso.

De 1994 a 2000 fez curso no Sindicato dos Treinadores Profissional de Futebol do Estado de São Paulo, além de participar de clínicas e palestras sobre futebol no Instituto Wanderlei Luxemburgo.

Na parte prática, o comandante do Barretos fez estágios com grandes treinadores, como Vanderlei Luxemburgo, em 1993 no Palmeiras; Mario Sérgio Pontes de Paula, em 1995 no Corinthians; e Jair Picerni, no São Caetano em 2000.

Na época de preparador de goleiros, trabalhou com os técnicos João Roberto Basilio, José Duarte, José Fernando Pollozi, Sérgio Ramirez, Hélio dos Anjos e Tatá.

José Viriato se considera um treinador paciente, mas rigoroso quando é necessário.

Como técnico, seu primeiro clube foi o Limoeirense, do Pernambuco, em 1999. Dirigiu ainda o Bandeirantes de Birigui, Rio Verde/Goiás, Lemense, Santo André, XV de Caraguatatuba, América de Propriá/Sergipe, Olímpico, América do Rio de Janeiro, Cabofriense, Fraiburgo/Santa Catarina e o Maurinense.

Digiqole Ad

Redação

Relacionado

Deixe um comentário

Ops, você não pode copiar isto!