Treinamento funcional é a aposta para conquistar corpo dos sonhos

 Treinamento funcional é a aposta para conquistar corpo dos sonhos
Digiqole Ad

O treinamento funcional se apoia nos princípios básicos do treinamento desportivo e apresenta uma grande variedade de movimentos que pode ajudar pessoas de todas as idades a melhorar seu desempenho e também para evitar lesões.

A ideia central do treinamento funcional é estimular, de forma integrada, diversas qualidades físicas (flexibilidade, equilíbrio, força, resistência, coordenação, agilidade, velocidade e mobilidade). 

Em Barretos, a prática da modalidade é nova, e segundo o educador físico, Leandro Sarti, o treinamento possibilita que os movimentos sejam reciclados e usados no dia-a-dia. “Pessoas de todas as idades pode praticar o treinamento funcional, principalmente aqueles da terceira idade, que pode trazer de volta o equilíbrio, os movimentos e a coordenação motora e eliminar o sedentarismo.” – destaca. No caso dos idosos, muda-se a intensidade, a carga e o volume do treino.

Considerado inteligente, o treino funcional utiliza o máximo de grupos musculares em apenas um exercício. “A ideia é que você faça um treino globalizado do corpo inteiro. Na musculação, você trabalha cada grupo muscular isoladamente.” – explica Sarti. 

O dinamismo é outro fator que atrai as pessoas para esse tipo de exercício. Ao contrário da academia em que se trabalha com uma série pré-estabelecida, o treino funcional é mais ágil e permite que sejam trabalhadas várias qualidades físicas dentro de uma sessão, atuando de maneira mais individual.

Em vez de aparelhos de ginástica, nos estúdios você vai encontrar implementos, que podem ser de dois tipos: estáveis (halteres, barras e caneleiras) e instáveis (bosus, cordas de suspensão e elásticos). E a quantidade de exercícios num implemento é maior do que na musculação. Só na corda de suspensão, por exemplo, existem cerca de cem alternativas possíveis.

Digiqole Ad

Redação

Relacionado

Deixe um comentário

Ops, você não pode copiar isto!