Saúde de Barretos recebe dois veículos 0 km para reforçar transporte de pacientes
Feriados em dias úteis em 2026 acendem alerta para indústria e comércio
Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil alerta para perdas de produtividade e destaca impacto maior sobre a indústria. (Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil)
Em 2026, nove dos dez feriados nacionais cairão em dias úteis, cenário que amplia a possibilidade de “feriadões” e levanta preocupações no setor produtivo sobre impactos na produtividade, logística e gestão de pessoal.
De acordo com avaliação de representantes empresariais, a concentração de feriados em segundas, terças, sextas-feiras e vésperas de fim de semana tende a provocar interrupções mais frequentes na rotina de trabalho. Para o vice-presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), Márcio Luís, a indústria deve ser o segmento mais afetado, por depender de produção contínua e escala.
Na mesma linha, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), Flávio Roscoe, estima que, somados férias e feriados, o brasileiro poderá ter cerca de 45 dias de folga ao longo do ano. Segundo ele, o volume de interrupções pode reduzir a competitividade da indústria nacional frente ao mercado internacional.
Com maior chance de emendas, parte dos trabalhadores tende a viajar, o que pode reduzir o movimento do comércio local em determinados períodos. Por outro lado, setores como turismo e hotelaria devem ser favorecidos. O contexto de 2026 inclui ainda eleições presidenciais e a realização da Copa do Mundo, fatores que, segundo a CACB, exigirão planejamento mais rigoroso por parte das empresas.
Entidades empresariais destacam a necessidade de diálogo com representantes dos trabalhadores e de estratégias como escalas de trabalho, gestão de estoques e ajustes logísticos para minimizar os efeitos econômicos dos feriados prolongados.
Confira os dias em que Barretos terá feriados em 2026:
- 1º de janeiro (quinta-feira) – Confraternização Universal;
- 3 de abril (sexta-feira) – Sexta-feira Santa;
- 21 de abril (terça-feira) – Tiradentes;
- 1º de maio (sexta-feira) – Dia do Trabalho;
- 25 de agosto (terça-feira) – aniversário da cidade
- 7 de setembro (segunda-feira) – Independência do Brasil;
- 12 de outubro (segunda-feira) – Nossa Senhora Aparecida;
- 2 de novembro (segunda-feira) – Finados;
- 15 de novembro (domingo) – Proclamação da República;
- 20 de novembro (sexta-feira) – Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra;
- 25 de dezembro (sexta-feira) – Natal.
Fonte: Brasil 61
