Projeto inovador transforma Barretos em um museu ao ar livre da avifauna local

 Projeto inovador transforma Barretos em um museu ao ar livre da avifauna local

Marcelo Zion, biólogo, fotógrafo e artista plástico, está desenvolvendo um projeto inovador em Barretos, que combina arte urbana e educação ambiental. Ele foi entrevistado no Programa “Café com prosa” apresentado por Raphael Dutra na Rádio Jornal.

O projeto busca registrar a rica avifauna da cidade por meio de grafites de aves locais, espalhados por pontos estratégicos da cidade. A ideia é criar uma experiência interativa para os moradores e turistas, que, ao encontrarem os grafites, possam escanear um QR Code e acessar informações sobre a ave retratada. O projeto também contará com um álbum de figurinhas, disponível em pontos de distribuição pela cidade, inspirado nas coleções de figurinhas que marcaram a infância de muitos.

“Esses grafites não serão colocados em locais fáceis, pois, assim como as aves, as obras estarão ‘escondidas’. Queremos criar uma experiência única, onde as pessoas possam aprender sobre as aves de Barretos de uma maneira divertida e educativa”, explicou Marcelo Zion.

A ideia é mostrar as 317 espécies de aves que habitam Barretos, um número que, segundo Zion, pode aumentar à medida que mais observadores de aves registram novas espécies na região. Além disso, o projeto visa envolver o público jovem, utilizando o QR Code e o álbum de figurinhas para tornar o aprendizado mais lúdico.

Igor Sorente

Relacionado

Ops, você não pode copiar isto!