Polícia Federal realiza operação em Barretos contra desvios de recursos da saúde

 Polícia Federal realiza operação em Barretos contra desvios de recursos da saúde

A Polícia Federal cumpriu na manhã de terça-feira (3), em Barretos, dois mandados de busca e apreensão como parte de uma operação que investiga supostos desvios de recursos da saúde em um contrato entre uma Organização Social (OSS) e a prefeitura de São João da Boa Vista (SP).

A operação, conduzida pela Polícia Federal de Campinas em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), também ocorreu em outros municípios do estado, totalizando 13 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3). As ordens judiciais foram cumpridas em Barretos, Bragança Paulista, Franco da Rocha, Mairiporã, Mogi das Cruzes, Santo André, São Bernardo do Campo, São João da Boa Vista, São Paulo e Sorocaba.

Além disso, foi emitida uma ordem de prisão temporária contra um investigado que se encontra em Portugal. A Justiça também determinou o bloqueio de R$ 20 milhões em bens e recursos.

Em Barretos, uma das buscas foi realizada em um imóvel na Rua Primavera, no bairro Santa Isabel. Segundo a Prefeitura de Barretos, o contrato com o Instituto Rita Lobato, unidade vinculada ao endereço citado, foi encerrado em janeiro de 2024. Desde então, a administração municipal afirma estar conduzindo a retomada do espaço e dos bens, além da análise da prestação de contas da OSS.

Nota oficial da Prefeitura
A Prefeitura informou que colaborou integralmente com as investigações, entregando as chaves do imóvel às autoridades. “Atendendo a uma solicitação da Polícia Federal de Campinas, disponibilizamos o acesso ao imóvel para viabilizar a fiscalização e contribuir com o aprofundamento das apurações sobre possíveis desvios de recursos públicos envolvendo o Instituto Rita Lobato em São João da Boa Vista/SP”, destacou a nota.

A investigação continua em andamento, e as autoridades reforçam que o objetivo é assegurar o uso adequado dos recursos públicos destinados à saúde.

Com informações da Comunicação Social da Delegacia de Polícia Federal em Campinas

Igor Sorente

Relacionado

Ops, você não pode copiar isto!