Mais de 9 mil estudantes de Barretos contarão com jogos de raciocínio da grade curricular de 2024
A Prefeitura de Barretos renovou o contrato com o Programa MenteInovadora, da Mind Lab, referência no desenvolvimento de habilidades socioemocionais, para impulsionar o índices educacionais do ensino fundamental I, II e crianças em idade pré-escolar do município. Ao todo, 9.487 alunos da rede municipal da cidade serão beneficiados pela metodologia que já impactou 7,3 milhões de pessoas no Brasil desde 2009. O principal objetivo é desenvolver nos estudantes as habilidades socioemocionais, por meio de jogos e abordagens lúdicas no ensino. Para que as escolas continuem a ser epicentros eficazes para essa jornada educacional, cognitiva e socioemocional, mais de 300 professores farão um treinamento para aplicarem as metodologias e receberem o material pedagógico de apoio.
Falando nos materiais pedagógicos, os estudantes receberão materiais didáticos, compostos por: “Livro da Família”, com orientações para explorar o jogo em casa e ampliar os impactos pessoal, familiar e social no desenvolvimento das crianças; “Livro do Aluno”, com atividades planejadas e alinhadas à Base Nacional Comum Curricular – BNCC, para o desenvolvimento de competências que facilitam o aprendizado de conteúdos curriculares; “Jogoteca”, com tabuleiros e peças de jogos integrados ao livro, que estimulam a cultura maker e a autonomia na construção do conhecimento. Os jogos funcionam como recursos pedagógicos que simulam situações do cotidiano inseridos na rotina semanal dos estudantes do 1º ao 9º ano. Além disso, os alunos recebem também uma pasta para organizar todos os itens e contam com uma plataforma digital com jogos e atividades on-line.
O Programa MenteInovadora é uma das unidades de negócios da Mind Lab, e estruturado a partir de um tripé composto por jogos de raciocínio, métodos e o professor como mediador. Ele é focado em um trabalho com competências cognitivas, emocionais, éticas e sociais usando ferramentas de metacognição que respaldam o aluno na construção ou reconstrução de seus mecanismos de raciocínio e na regulação de suas emoções. Além disso, parte do material explora de modo bastante concreto a aplicação dessas ferramentas cognitivas e socioemocionais aos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática. Os componentes dos jogos são usados para trabalhar conceitos específicos dessas disciplinas através de uma abordagem dialogada, integrada e lúdica. Isso favorece o processo de recomposição de aprendizagens, fundamental para os desafios impostos pelo contexto atual.
De acordo com Thiago Zola, Head de Produtos e Serviços da Mind Lab, o uso da tecnologia e de jogos tem estimulado alunos e professores a desenvolverem melhor capacidades como trabalhar em equipe, cooperar e agir positivamente para o bem comum. “Os jogos de raciocínio funcionam como recursos pedagógicos que simulam situações do cotidiano e, associados às reflexões provocadas pelos professores e métodos de organização do pensamento, promovem o desenvolvimento das funções socioemocionais, cognitivas e executivas dos alunos”, contextualiza Thiago. Com tal material pedagógico, a empresa já esteve presente em mais de 10 mil escolas, de 17 estados brasileiros, atingindo instituições educacionais públicas e privadas. Em duas décadas, desde sua fundação, a proposta já ajudou a capacitar 220 mil professores no Brasil.