Agrotóxicos são encontrados na água de 210 cidades brasileiras, incluindo Barretos

 Agrotóxicos são encontrados na água de 210 cidades brasileiras, incluindo Barretos

Imagem: SAAEB Barretos

Digiqole Ad

Um levantamento da Repórter Brasil identificou a presença de uma mistura de 27 tipos de agrotóxicos na água consumida por parte da população de 210 municípios brasileiros, incluindo Barretos, Bebedouro, Colina, Pirangi, Taiaçu, Taiúva, Viradouro e Vista Alegre do Alto.

A pesquisa foi feita a partir de informações do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua), do Ministério da Saúde, com testes feitos em 2022.

A maioria dos exames identificou uma concentração dentro do limite considerado seguro pelo Ministério da Saúde para cada tipo de substância isoladamente. No entanto, a combinação de diferentes agrotóxicos pode ter efeitos nocivos à saúde, ainda não totalmente conhecidos.

Os agrotóxicos são substâncias químicas utilizadas na agricultura para controlar pragas, doenças e plantas daninhas. Eles podem contaminar a água por meio de processos como lixiviação, escorrimento superficial e poluição atmosférica.

A presença de agrotóxicos na água pode causar uma série de problemas de saúde, incluindo câncer, problemas reprodutivos, alterações hormonais e danos ao sistema nervoso.

As cidades da Região Administrativa de Barretos estão localizadas em uma região de forte atividade agrícola, o que pode contribuir para a contaminação da água.

LEIA A REPORTAGEM COMPLETA E ESTUDO CLICANDO AQUI

O Outro lado
Através de nota para o Jornal O Sertanejo, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barretos (Saaeb) afirmou que a água fornecida à população da cidade é monitorada constantemente e que segue as diretrizes do Ministério da Saúde.

Em nota, o Saaeb disse que “sempre cumpriu e cumprirá rigorosamente todas as normas e regulamentações vigentes, inclusive as relacionadas à qualidade da água”. A empresa também afirmou que “tem um rigoroso sistema de controle da qualidade da água, que é monitorada constantemente”.

O Saaeb disse ainda que não foi notificado sobre a contaminação da água por agrotóxicos, divulgada pelo site Repórter Brasil.

“É importante ressaltar que, para garantir e assegurar a qualidade da água, o SAAEB segue as diretrizes estabelecidas pelo Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua)”, disse a empresa. “Em conformidade com a Portaria 888 do Ministério da Saúde, um laboratório terceirizado realiza testes semestrais abrangentes para análises completas, atendendo a todos os requisitos exigidos.”

O Saaeb disse que “reitera o compromisso da Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio do SAAEB, em zelar pela saúde e bem-estar da população, mantendo a qualidade e a segurança da água fornecida no município”.

A nota do Saaeb foi divulgada após o site Repórter Brasil divulgar uma reportagem em que afirma que encontrou agrotóxicos em amostras de água coletadas em Barretos. A reportagem cita o caso de uma família que teria sido contaminada por agrotóxicos e que teria registrado casos de câncer e outros problemas de saúde.

Nota da SAAE de Colina
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Colina (Saae) através de nota, afirmou que a água da rede pública da cidade não foi contaminada por agrotóxicos, conforme reportagem publicada pelo site Repórter Brasil.

Em nota, o Saae disse que as duas amostras contaminadas com agrotóxicos, que foram coletadas em poços localizados na área rural do município, não são de responsabilidade da autarquia.

“As amostras analisadas não foram retiradas de poços da rede pública de abastecimento de água potável da cidade de Colina”, disse o Saae. “Portanto, não são de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Colina, através do Saae.”

O Saae também afirmou que a água da rede pública da cidade passa por constante análise por laboratórios respeitados, estando todas devidamente aprovadas para o consumo.

“A água da rede pública de abastecimento da cidade de Colina passa por constante análise por laboratórios respeitados, estando todas devidamente aprovadas para o consumo”, disse o Saae. “O que é amplamente divulgado nos meios de comunicação oficiais do Saae de Colina.”

A reportagem do Repórter Brasil afirma que encontrou agrotóxicos em amostras de água coletadas em 28 cidades do Brasil, incluindo Colina.

Digiqole Ad

Guilherme Aparecido

Relacionado

Deixe um comentário

Ops, você não pode copiar isto!