Novas medidas são anunciadas para segurança das unidades escolares de Barretos

 Novas medidas são anunciadas para segurança das unidades escolares de Barretos

Ampliação da Atividade Delegada, mudança no protocolo de acesso às escolas e combate às fake news são algumas das ações apresentadas. / Imagem: Tininho Jr.

Digiqole Ad

A Prefeitura de Barretos anunciou na manhã de ontem, segunda-feira (10), uma série de medidas de segurança que serão aplicadas nas 51 unidades escolares do município.

O anúncio foi feito durante uma entrevista coletiva com as presenças da prefeita Paula Lemos, da Capitão PM Esther Silva, comandante da 1ª Companhia da Polícia Militar de Barretos e do Delegado da Central de Polícia Judiciária, Marcelo Gambi Alves. A prefeita esclareceu que não houve nenhum tipo de tentativa ou atentado contra as escolas da cidade, mas que diante da nova realidade em que vive o país, foi necessária a mudança nos protocolos de segurança das unidades. “Diante dessa nova realidade do Brasil, e não em decorrência de um fato que aconteceu, nós estamos tomando algumas medidas para tranquilizar os pais, professores, diretores. Sendo assim, na data de hoje, foi ampliada a Atividade Delegada e o número de agentes de segurança no entorno das nossas escolas. Também estamos aumentando o número de pessoas nas portas das unidades escolares e mudando o protocolo de entrada e saída, que vai se tornar mais rígido”, afirmou.

Paula também anunciou a abertura de licitações para a ampliação da instalação de concertinas, cercas elétricas e câmeras de monitoramento nas escolas que ainda não possuem os dispositivos, bem como a proibição de acesso às unidades escolares, salvo em situações específicas envolvendo crianças da educação inclusiva. Para isso, pediu compreensão dos pais e responsáveis. “Infelizmente, a gente luta contra algo desconhecido. Esperamos que isso nunca aconteça na nossa cidade, então a gente adota medidas para minimizar eventuais ações”, afirmou. Também está em estudo o uso de detectores de metais, que pode ser considerado nas unidades de ensino que atendam estudantes do 6° ao 9° ano.

Combate às Fake News e expansão da Atividade Delegada

A Capitão PM Esther Silva destacou a importância da imprensa como meio de propagação de notícias verídicas em detrimento das falsas, que geram insegurança a pais, alunos, profissionais da educação e sociedade em geral. “É bastante importante falar que o trabalho já estava sendo feito e que, querendo ou não, estamos numa cidade privilegiada, onde existem estas reuniões técnicas, onde as pessoas já de antemão se reúnem, discutem e propõem ações”, salientou.

O Delegado Marcelo Alves reiterou que não existem fatos concretos que apontem ataques às escolas e afirmou que a Polícia Civil está atenta às fake news que têm sido divulgadas. “Vai haver investigação sobre isso. É importante as pessoas terem consciência de que a divulgação de notícias falsas é rastreável e que a Polícia Civil consegue chegar às pessoas que fizeram e as que divulgaram a notícia falsa”, comentou.

Ele parabenizou a prefeita Paula Lemos pela iniciativa e explicou que encoraja a notificação de fatos de interesse criminal. “Nós encorajamos aqui em reunião os agentes escolares, os professores e diretores a notificarem todos os fatos que houverem de interesse criminal para a Polícia Civil e para a Polícia Militar, para haver investigação e punição eventual dessas pessoas que possam, no futuro, se envolver nesses atos criminosos extremos que tem ocorrido no país”, completou.

Sobre esse assunto, a Capitão da PM ressaltou que em muitos casos as escolas e seus profissionais serão os primeiros a terem conhecimento de desvios de comportamento. “Tendo o conhecimento do que é problema latente a gente consegue ser mais assertivo. Infelizmente, esses últimos fatos e acontecimentos trazem a oportunidade da gente discutir e ter um olhar mais atento para alguns fatos que às vezes estavam sendo relapsos”, disse.

Paula Lemos reforçou que a Atividade Delegada, em parceria com a PM, já acontecia em algumas unidades escolares e que não há motivo para pânico. “Não há nada concreto, foram fake news. Infelizmente, uma prática ilegal. Nós estamos tomando as medidas necessárias, pois temos responsabilidade com as nossas crianças e com toda a comunidade barretense. Sempre fomos muito bem atendidos pela Polícia Civil e pela Polícia Militar e estamos agindo em conjunto”, comentou. “Quero dizer para todos vocês que se forem necessárias mais medidas elas vão ser sempre discutidas em caráter técnico. Não é momento para pânico, mas sim para ouvir as autoridades competentes, que foram treinados e tem conhecimentos sobre segurança pública. E nós estamos fazendo isso”, finalizou. A ampliação deste trabalho preventivo também ocorre em parceria com as escolas das redes Estadual e Privada de ensino.

Colaboração das famílias

A Rede Municipal de Ensino conta com 51 unidades escolares e atende mais de 13 mil estudantes. Para Jéssica Maria dos Santos, secretária de Educação, o apoio da família também é fundamental para a segurança dos ambientes escolares. “A segurança dos nossos estudantes é um papel de todos nós: sociedade, órgãos públicos competentes e das famílias. Então, que os pais estejam atentos ao comportamento dos filhos, em constante diálogo com as escolas, acompanhem a vida escolar das crianças, verifiquem os materiais que os filhos levam para a escola. Este é um momento de estreitar ainda mais os nossos laços e as nossas parcerias”, comentou.

Outras ações

Além das mudanças nos protocolos de segurança, a prefeita Paula Lemos disse que irá solicitar a inclusão das câmeras das unidades escolares à Central de Monitoramento que está prevista na Parceria Público-Privada (PPP) de Cidade Inteligente, e que pedirá estudos sobre a possibilidade da substituição do atual modelo de mochila ofertado aos alunos, para a mochila transparente sugerida pela Capitão para o próximo ano letivo.

“A gente está trabalhando com a atividade delegada, estamos atentos, nossos diretores estão atentos e, principalmente, nós estamos tomando medidas concretas e conscientes, na certeza de que tudo que estiver dentro do alcance do poder público será feito”, completou.

O secretário de Ordem Pública, Luiz de Matos, também participou da coletiva no Auditório do Paço Municipal.

Digiqole Ad

Guilherme Aparecido

Relacionado

Deixe um comentário

Ops, você não pode copiar isto!