PROCON Barretos celebra o Dia do Consumidor com ações à população e anuncia Escola de Defesa do Consumidor

 PROCON Barretos celebra o Dia do Consumidor com ações à população e anuncia Escola de Defesa do Consumidor

Fotos: Nivaldo Jr.

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O Dia Mundial do Consumidor foi especial no PROCON Barretos. Celebrando a data, na última quarta-feira, 15, o órgão municipal realizou um coffe break e ações de cuidado para a população. Na ocasião comemorativa, foi anunciada para maio a inauguração da Escola de Defesa do Consumidor e que foi renovada a cooperação com a Agência Nacional do Petróleo (ANP).

O secretário municipal de Negócios Jurídicos, Thyago Abraão, ressaltou a excelência de atendimento do PROCON Barretos e parabenizou a equipe do órgão. “Em nome da prefeita Paula Lemos, aproveito essa data para agradecer pelos serviços que vocês prestam para os consumidores de Barretos”, enfatizou.

Durante as comemorações, o coordenador do PROCON Barretos, Delaías Santos Raimundo, anunciou a renovação de cooperação com a ANP. “É uma conquista para os consumidores barretenses. Com a renovação da cooperação técnica, teremos a verificação da qualidade e quantidade da mistura de combustíveis comercializados em nossa cidade”, destacou.

Escola de Defesa do Consumidor

O coordenador do PROCON apresentou o espaço em que vai funcionar a Escola de Defesa do Consumidor. Delaías explicou que o PROCON Barretos já realizava algumas palestras e cursos em eventos na cidade, mas que a partir de agora as ações educativas vão ser ampliadas e passam a ser regulares.

“Tivemos o apoio da administração pública e a Escola vai integrar o Sistema Municipal de Defesa do Consumidor, com uma agenda e trabalho específicos”, destacou Delaías, informando que, a partir da articulação realizada pela administração municipal, o PROCON deve contar com o apoio de vários entes e instituições da cidade para diversificar as ações educativas.

A Escola deve oferecer formas variadas de ensino. Desde cursos e palestras básicos a mais detalhados, voltados aos consumidores e também aos fornecedores. “As ações educativas visam à harmonização das relações. Queremos educar o consumidor para que ele evite problemas, para que ele tenha autonomia para tomar decisões, seja empoderado”, destacou Delaías. Também estão previstos cursos específicos, por exemplo, sobre os direitos da pessoa idosa. O espaço conta com acessibilidade e pode receber até 40 pessoas. A inauguração está prevista para 8 de maio.

Atendimento ao munícipe

O coordenador do PROCON reforça que, a partir da interação proporcionada no atendimento direto, a equipe adquire certa intimidade com o consumidor. “Se nesse processo o funcionário identifica que falta informação ao consumidor, sugere então a Escola de Defesa para ampliar esse conhecimento”, destacou.

Embora o PROCON tenha também a função de fiscalizar, busca sobretudo instruir os consumidores e fazer a interlocução com os fornecedores, para que haja entendimento e para que cada vez mais as relações se deem de forma certeira.

A consumidora Maria Alzira Teixeira da Silva, pensionista de 76 anos, fez vários elogios ao atendimento prestado pela equipe do PROCON. Ela relata que já estava desmotivada por conta do problema que está tendo com um banco, mas, ao procurar o PROCON Barretos, foi atendida de forma respeitosa pelo órgão municipal.

“A gente não tem leitura direito, não entende de mexer em telefone”, explicou ao mencionar às dificuldades com o banco. “Foi a primeira vez que precisei do PROCON, é o segundo dia que estou vindo e sendo muito bem atendida. Os funcionários aqui do PROCON explicam. Se a gente não entende, explicam de novo. Estão de parabéns”, afirmou.

Trabalho contínuo

Marcia Prates, encarregada do atendimento, lembrou que os consumidores que precisarem podem procurar o PROCON Barretos, na Avenida 23, nº 720, de segunda a quinta-feira, das 9 às 16h e na sexta-feira, das 9 às 15h. “Fornecemos orientação sobre dúvidas, contratos, alguma compra que deu errado. O consumidor nos procura e buscamos encontrar a melhor forma de solucionar”, comentou.

Ela explicou que entre os problemas frequentes relatados pelos consumidores estão os com operadoras de telefonia, bancos e compras pela internet. Marcia observou que em casos de fraudes, como ocasiões em que a empresa nem existe, vai além das possibilidades do PROCON de ajudar a solucionar, e a equipe orienta o munícipe a registrar boletim de ocorrência para a polícia civil apurar.

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Guilherme Aparecido

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