Onde a verdade encontra a democracia.
DESDE 2015

Municípios paulistas são reconhecidos por boas práticas de gestão, mas Barretos fica fora da lista

 Municípios paulistas são reconhecidos por boas práticas de gestão, mas Barretos fica fora da lista

Autoridades, prefeitos e representantes municipais durante a cerimônia de 10 anos do IEG-M no TCESP. / Foto: Divulgação/TCESP

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) realizou, na segunda-feira (13), a cerimônia de comemoração dos 10 anos do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), no Auditório Nobre “Professor José Luiz de Anhaia Mello”, em São Paulo. O evento contou com a presença de autoridades estaduais, prefeitos, vereadores e representantes da sociedade civil.

O encontro celebrou uma década do indicador que mede o desempenho das administrações municipais em áreas como saúde, educação, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, tecnologia da informação e defesa civil. Além do lançamento da edição 2025 do índice, foram homenageadas as cidades com melhores resultados, entre elas Pindamonhangaba, São José dos Campos, Suzano, Santana de Parnaíba e Praia Grande.

Barretos, no entanto, não foi contemplada entre os municípios reconhecidos pelo TCESP nesta edição. O destaque foi dado a 23 administrações consideradas referência em boas práticas de gestão pública.

Durante o evento, a presidente do TCESP, conselheira Cristiana de Castro Moraes, ressaltou que o índice é uma ferramenta pedagógica que orienta gestores e aprimora o controle externo. O governador Tarcísio de Freitas afirmou que o IEG-M “reconhece práticas que se tornam exemplo para outros municípios”.

O Tribunal também lançou uma edição especial da revista Cadernos, com 18 artigos técnicos sobre o impacto do indicador nas políticas públicas municipais. A solenidade foi encerrada com apresentação do coral formado por servidores da Corte.

O IEG-M foi criado em 2015 e avalia 644 municípios paulistas. Os resultados completos estão disponíveis no site do TCESP (https://go.tce.sp.gov.br/iykr05).

Igor Sorente

Relacionado

Ops, você não pode copiar isto!