Câmara de Barretos realiza sessão ordinária com aprovação de projetos e títulos honorários
Barretos firma parceria com Texas para ampliar negócios e intercâmbio internacional


Barretos deu um passo importante para se aproximar do mercado internacional. Nesta quinta-feira (18), foi assinado um acordo de cooperação entre o município e a Câmara Texana de Comércio no Brasil (Betchamber), representada por seu presidente, Max Paul. O documento prevê a criação de um Núcleo de Representação da entidade na cidade, com o objetivo de fomentar negócios e atrair investimentos.
Segundo o acordo, o núcleo terá a missão de facilitar o comércio e o investimento bidirecional entre Barretos e o Texas, além de estimular o intercâmbio cultural, educacional e tecnológico. A proposta também inclui suporte a empresas interessadas em expandir operações, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos.
“Esperamos que essa parceria seja inovadora, disruptiva, e que agregue muito valor à cidade e à nossa entidade”, afirmou Max Paul durante a assinatura.
Setores estratégicos
As áreas inicialmente destacadas para cooperação são agronegócio, energia, turismo e entretenimento, logística, infraestrutura, inovação e tecnologia. O Texas, segundo especialistas, é líder em setores como energia, saúde e tecnologia, além de estar entre os estados que mais atraem investimentos estrangeiros nos EUA.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico & Inovação, Thyago Abraão, ressaltou que a força econômica texana somada ao potencial regional cria um ambiente promissor. “Mais do que um acordo, esta é uma ponte que conecta o interior paulista a uma das regiões mais pujantes do mundo”, disse.
Apresentação a empresários
Na manhã de sexta-feira (19), empresários e representantes da imprensa participaram de um café da manhã no auditório do Senac, onde o projeto foi detalhado. “Vamos apresentar não apenas esse projeto, mas também o próprio estado do Texas, os números que falam por si só, e a partir daí veremos onde estão as conexões mais efetivas para atuarmos”, explicou Max Paul.
Apoio político e institucional
O presidente da Câmara Municipal, vereador Luis Paulo Vieira, o “Lupa” (REP), destacou que o Legislativo está disposto a colaborar. “A Câmara Municipal e seus vereadores estarão empenhados em desburocratizar as leis que possam travar essa possibilidade de relacionamento com o Texas”, declarou.
Também acompanharam o evento prefeitos de cidades vizinhas, como Terra Roxa, Bebedouro, Jaborandi, Monte Azul Paulista, Potirendaba e Cajobi, além de secretários municipais, vereadores, empresários e representantes da imprensa.
