Onde a verdade encontra a democracia.
DESDE 2015

Diálogos sobre saúde mental e apresentações culturais marcam a Semana de Psicologia do UNIFEB

 Diálogos sobre saúde mental e apresentações culturais marcam a Semana de Psicologia do UNIFEB

O curso de Psicologia do UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos) realizou, entre os dias 12 e 15 de agosto, a II Semana Científica e Cultural, reunindo estudantes, professores e convidados em uma programação diversificada que integrou debates acadêmicos e expressões artísticas.

Reflexão e troca de experiências

A abertura ocorreu no dia 12 de agosto, com a Roda de Conversa “Tecendo redes, rompendo o silêncio: o combate à violência contra a mulher”. O debate contou com a participação de Fernanda Andrade Costa Nogueira (psicóloga e coordenadora do CRAM), Kelly Keity da Silva (psicóloga da Defensoria Pública), Livia Valim Nicolino (assistente social da Defensoria Pública) e Taciana Nunes (policial civil da Delegacia da Mulher de Barretos).

No dia seguinte, 13 de agosto, a programação destacou a palestra “Análise do Comportamento Aplicada (ABA) na Prática Clínica: Reflexões sobre a formação profissional”, ministrada pela psicóloga Samella Fernandes Brito Tomaz, especialista em ABA e Psicologia da Saúde.

Já em 14 de agosto, a mesa-redonda “Sofrimento Psíquico: caminhos para a escuta psicoterapêutica” reuniu as psicólogas Larissa Raquel Alves Leva e Bruna Africo Pardini. O evento foi encerrado no dia 15 de agosto, com confraternização entre alunos e convidados.

Cultura em destaque

Além dos debates acadêmicos, a Semana também promoveu momentos culturais. Entre as atrações, estiveram a participação de Wanderly Borges de Olinda (professora e especialista em arteterapia), Maria Antônia de Oliveira (psicóloga, escritora e pedagoga), João Portugal (músico multi-instrumentista) e Janahyna Flausino (cantora lírica especializada em repertório erudito e camerístico).

Integração entre teoria, prática e cultura

Para a coordenadora do curso de Psicologia, Profa. Dra. Débora Nogueira Tomas, o evento fortaleceu a formação acadêmica e humana dos estudantes. “A II Semana Científica e Cultural do nosso curso é um momento de reflexão, troca de experiências e diálogo entre diferentes áreas do conhecimento. Queremos que nossos estudantes vivenciem a Psicologia não apenas no campo teórico, mas também na prática profissional e na sua dimensão cultural e humana”, afirmou.

O reitor do UNIFEB, Prof. Dr. Angelo Davis, ressaltou a importância de integrar ciência e sensibilidade. Ao trazer temas tão relevantes para a sociedade e integrar a cultura ao conhecimento científico, o evento amplia horizontes e fortalece a missão do Centro Universitário de formar profissionais preparados para transformar realidades”, destacou.

Redação

Relacionado

Ops, você não pode copiar isto!