Prefeitura de Barretos alerta para prazo da Declaração do Imposto Territorial Rural 2025
Leis Afirmativas e Políticas de Reparação são tema de abertura de ciclo de palestras na Casa Afro de Barretos

Foto: Tininho Jr.

Teve início nesta terça-feira (2) o ciclo de palestras do projeto “Minhas Cicatrizes Não Falam por Mim”, realizado pelo Núcleo EducAxé (NUED) / DRADS na Casa Afro “Álvaro de Oliveira”. A primeira palestra contou com a presença da advogada Dra. Francielle Fidelis, coordenadora da Comissão de Igualdade Racial da OAB 7ª Subseção de Barretos, que abordou o tema “Leis Afirmativas e Políticas de Reparação” para profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano.
Durante sua apresentação, Dra. Francielle destacou a importância das leis afirmativas e políticas de reparação para reduzir desigualdades e garantir o acesso da população negra a diversos espaços da sociedade. “O objetivo é valorizar as pessoas negras e assegurar que tenham oportunidades iguais”, afirmou.
A secretária municipal de Assistência Social, Juliana Adão, ressaltou que a ação integra um trabalho contínuo do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) voltado ao enfrentamento de diferentes tipos de racismo. “Estamos marcando um momento importante para a história do SUAS em Barretos”, disse.
Participantes da palestra receberam informações e dados sobre a população negra nos âmbitos nacional e local. O coordenador da Casa Afro, Francisco Salviano Miranda (Tico), também esteve presente.
Luta regional
Segundo a coordenadora da Casa da Mulher, Ana Paula Febatis, além de Barretos, outros 12 municípios da região participam do projeto e desenvolverão ações da campanha “SUAS Sem Racismo”. Entre os municípios estão Monte Azul Paulista, Bebedouro, Olímpia, Severínia, Cajobi, Guaíra, Altair, Taiaçu, Guaraci, Terra Roxa, Taiúva e Viradouro. “Essa ação é uma reparação e marca o início de nossa luta antirracista na região”, destacou.
Próximas palestras
O ciclo segue durante todo o mês de setembro na Casa Afro, localizada na Rua Clarice das Dores Rodrigues, 300, bairro Derby Clube. A programação completa é:
- 09/09 – Raízes que Curam: Ancestralidade, Meio Ambiente e Cura com a Força da Terra – Pai José Belizário e Luciana
- 16/09 – Saúde da População Negra: Atenção e Prevenção – Clélia Adriana
- 23/09 – Espiritualidade e Religiões de Matriz Africana – Pai Alexandre Spocito e Pai Giannini
- 30/09 – Direitos da População Negra: Fatos Históricos – Dr. César Domingos
O projeto busca promover conhecimento, capacitação e reflexão sobre a igualdade racial, contribuindo para o fortalecimento de políticas públicas e ações de reparação social.
