Onde a verdade encontra a democracia.
DESDE 2015

Festa do Peão de Barretos terá, pela primeira vez, shows com tradução em Libras

 Festa do Peão de Barretos terá, pela primeira vez, shows com tradução em Libras

Inclusão garantida: intérpretes de Libras estarão no Estádio de Rodeios durante a 70ª edição do evento

A 70ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos contará, pela primeira vez, com tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais) durante os shows realizados no Estádio de Rodeios. A iniciativa busca promover acessibilidade e inclusão para pessoas surdas, com a participação da Profa. Ma. Vanilda Divina Almério Bistaffa, docente do curso de Pedagogia e coordenadora do Núcleo de Inclusão Psicopedagógico (NIP) do UNIFEB.

Formada em Pedagogia, Educação Especial e Libras, mestre em Ensino e Processos Formativos e doutoranda em Educação Escolar pela Unesp, Vanilda destaca que a proposta surgiu de sua experiência anterior como intérprete em eventos. “Devido já ter participado como intérprete de Libras em outras ocasiões, enviei a solicitação para desempenhar essa função nos shows da Festa do Peão de Barretos”, explicou.

Setor exclusivo e preparação técnica

Durante os shows, dois intérpretes atuarão na arena, em um espaço exclusivo para acolhimento de pessoas surdas, o Setor Libras. O trabalho exige preparo técnico e sensibilidade, já que interpretar música ao vivo envolve velocidade, precisão e a capacidade de transmitir melodia, ritmo, entonação e emoção das apresentações.

Segundo Vanilda, a presença de intérpretes possibilita que o público surdo compreenda a letra das músicas e acompanhe a interação dos artistas com a plateia. “A presença de intérpretes permite que as pessoas surdas participem ativamente dos shows, sem barreiras de comunicação”, ressaltou.

Impacto acadêmico e social

Além de ser um marco para a Festa do Peão, a ação também tem caráter educativo. Vanilda acredita que sua atuação no evento pode inspirar os alunos do UNIFEB, destacando a valorização crescente da profissão de intérprete de Libras no mercado de trabalho. “Ações como essa promovem diversidade, inclusão e respeito à cultura surda, ampliando a conscientização sobre acessibilidade na sociedade”, afirmou.

Orgulho institucional

O reitor do UNIFEB, Prof. Dr. Angelo Davis, destacou o impacto da iniciativa. “A presença da professora Vanilda na arena da Festa do Peão como intérprete de Libras é motivo de orgulho para toda a comunidade acadêmica. Essa ação reforça nosso compromisso com a inclusão, a acessibilidade e o respeito à diversidade. Ver um projeto como esse em um evento de grande porte mostra que a educação ultrapassa os muros da instituição e transforma realidades”, concluiu.

Igor Sorente

Relacionado

Ops, você não pode copiar isto!