Polícia Civil desarticula quadrilha que simulava roubos para desviar cargas em três estados
Polícia Civil desarticula quadrilha que simulava roubos para desviar cargas em três estados
A Polícia Civil de São Paulo deflagrou nesta sexta-feira (01/08) a Operação “Falso Roubo”, que investiga uma organização criminosa responsável por simular roubos de carga em boletins de ocorrência falsos, desviando mercadorias avaliadas em mais de R$ 4,2 milhões. A ação resultou no cumprimento de 8 mandados de prisão temporária e 18 de busca e apreensão em cidades dos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina.
LEIA TAMBÉM:
- João Mulata: O ex-presidente de sindicato e o império de corrupção
- ‘Devo, não nego, pago quando puder’: Jailton expõe descaso da Prefeitura com servidores de Barretos
- Barretos fica em 10º lugar nos Jogos da 5ª Região Esportiva, mas destaca-se com medalhas importantes
As investigações começaram em maio de 2024, após a prisão em flagrante de um motorista com placas adulteradas e documentos irregulares, em Guaíra/SP. A partir desse caso, a polícia identificou um esquema que envolvia motoristas, donos de caminhões e receptadores. O grupo atuava de forma estruturada e chegou a registrar 15 boletins de ocorrência falsos entre setembro de 2023 e abril de 2024, alegando sempre abordagens armadas e abandono dos veículos sem as cargas.
Entre os produtos desviados estavam fertilizantes, cobre, ureia, açúcar e alimentos. Além das prisões, a Justiça determinou o sequestro dos veículos envolvidos e o bloqueio de valores nas contas dos investigados. Os suspeitos responderão por organização criminosa, furto qualificado, receptação qualificada, falsificação de documentos, falsa comunicação de crime e adulteração de sinal identificador de veículo automotor.