Onde a verdade encontra a democracia.
DESDE 2015

Festa do Peão de Barretos leva ocupação hoteleira da região ao limite

 Festa do Peão de Barretos leva ocupação hoteleira da região ao limite

O Wyndham Olímpia Royal Hotel, em Olímpia, já tem 85% das suítes reservadas

A 70ª edição da Festa do Peão de Barretos, marcada para os dias 21 a 31 de agosto, já movimenta a economia local e regional, especialmente no setor de hospedagem. A expectativa é de ocupação máxima em hotéis, pousadas e até chácaras particulares em um raio de até 150 quilômetros da cidade.

Somente em Barretos, a rede de hospedagem oferece mais de 3,6 mil leitos distribuídos entre 25 hotéis e 15 pousadas. De acordo com a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, 83,3% dos visitantes vêm de outros municípios e permanecem, em média, cinco a seis noites na região. Os principais estados de origem do público são São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul.

LEIA TAMBÉM:

Segundo Jeronimo Luiz Muzetti, presidente de Os Independentes — associação organizadora da festa —, o evento deve receber entre 900 mil e 1 milhão de visitas. “A Festa do Peão gera impacto econômico significativo, movimentando desde o comércio até a hotelaria e gerando mais de 10 mil empregos diretos e indiretos”, destaca.

Reservas antecipadas e reforço na equipe

Com 251 apartamentos e capacidade para até mil hóspedes por dia, o Barretos Park Hotel — único localizado dentro do Parque do Peão — teve a ocupação esgotada 60 dias antes do evento. Segundo o gerente geral Adriano Santos, cerca de 30% das reservas foram feitas com um ano de antecedência. “Este ano, alcançamos 95% de ocupação total dois meses antes da festa. A procura foi impulsionada pela celebração dos 70 anos do evento e pela localização privilegiada do hotel”, afirma.

O Wyndham Olímpia Royal Hotel, em Olímpia, também sentiu os reflexos da movimentação. Das 960 suítes disponíveis, 85% já estão reservadas. O hotel aumentou em 40% o número de funcionários para atender à demanda. As diárias partem de R$ 875, com condições especiais para reservas antecipadas.

Hospedagem alternativa e retorno de visitantes

Além dos hotéis e pousadas, o aluguel de chácaras e casas particulares segue como alternativa bastante procurada. O Sítio Nossa Senhora Aparecida, funciona como hostel durante a festa e já alcançou 90% de ocupação para o segundo fim de semana do evento. “Mais da metade das reservas foram feitas ainda em 2024 por hóspedes que quiseram garantir o retorno”, afirma Daisy.

Outra opção oferecida pela organização da festa é o camping oficial no Parque do Peão, com capacidade para até 20 mil pessoas. O espaço atrai turistas de todo o país, especialmente aqueles que buscam viver intensamente a experiência do evento.

Com alta taxa de retorno de visitantes e expectativa de público crescente, a Festa do Peão de Barretos segue como um dos maiores motores do turismo e da economia regional no interior paulista.

Redação

Relacionado

Ops, você não pode copiar isto!