Novo reservatório do Batista Ananias entra em fase final com interligação da rede de água
Defesa Civil realiza treinamento contra incêndios em Barretos
Foto: Tininho Jr
Barretos sediou, nesta terça-feira (6), o Treinamento Preparatório da Operação São Paulo Sem Fogo, promovido pela Defesa Civil estadual. Com a presença de cerca de 300 participantes de 19 municípios da região, a ação teve como foco o alinhamento de estratégias para prevenção e combate a incêndios durante o período de estiagem.
A capacitação integra o calendário oficial da Operação São Paulo Sem Fogo, realizada em 14 regiões do Estado. A oficina teve como objetivo preparar agentes municipais e representantes de instituições públicas e privadas para enfrentar os riscos de queimadas, especialmente em áreas rurais e de preservação.
De acordo com o capitão PM Veneziani, da Coordenação Estadual da Defesa Civil, a região de Barretos foi uma das mais atingidas por incêndios em 2024. “Houve um grande número de ocorrências, afetando propriedades privadas, áreas públicas e ecossistemas protegidos. A intenção deste treinamento é justamente fortalecer a integração entre Estado e municípios, compartilhar políticas públicas e preparar a resposta local”, explicou.
Durante o evento, representantes do Comitê Executivo da Operação São Paulo Sem Fogo ministraram palestras e compartilharam diretrizes com os participantes. Entre os órgãos presentes estavam o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Ambiental, Fundação Florestal, Cetesb, CATI (da Agricultura), DER, Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), e a Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde.
O evento aconteceu nas dependências do IFSP (Instituto Federal de São Paulo) e contou com o apoio da Defesa Civil Municipal de Barretos e do Sindicato Rural. Também marcaram presença brigadas de incêndio de empresas da região, agentes de saúde, membros do Tiro de Guerra, vereadores e representantes de diversas secretarias municipais.
A Defesa Civil Estadual reforçou que o período de estiagem exige atenção redobrada não apenas no combate direto ao fogo, mas principalmente nas ações de prevenção, como a conscientização da população, a manutenção de aceiros e o monitoramento de áreas de risco.